Rio de Janeiro-RJ. Sem integração, passageiros de corredores BRT ficam na pista

Foto: Guilherme Pinto / Extra

Mais de um ano depois de ter sido aberto ao público, o corredor BRT Transolímpico continua sem integração física com o Transoeste, no Recreio. Isso obriga o passageiro que viaja no primeiro corredor e quer completar o trajeto no segundo a sair do sistema, quando chega ao Terminal Recreio. Após fazer uma travesssia de cerca de 150 metros pela pista da Avenida das Américas, num local que nem sequer tem passarela, o usuário ingressa de novo pela estação Salvador Allende. A ligação prevista no projeto original não tem prazo para sair do papel, segundo a prefeitura.
— Eu não me incomodo de ter de atravessar a pista para chegar na outra estação, mas vejo muitas pessoas idosas tendo dificuldade de fazer a travessia. Outro dia quase presenciei um atropelamento — afirmou o ladrilheiro Claudinei de Faria Lima, de 50 anos, morador de Realengo.
Ter de fazer a travessia numa pista de velocidade ainda incomoda os passageiros.
— A gente se arrisca, já que não tem passarela — reclama a a passageira Isabele Pereira de Menezes, de 19 anos, que mora em Nova Iguaçu e trabalha no Recreio.
Para o vendedor Raimundo Carlos Santana Costa de Jesus, de 35 anos, o maior incômodo é a perda de tempo na caminhada entre as paradas.
— Seria mais fácil se tivesse uma passagem subterrânea. A travessia pela pista atrasa a viagem de cinco a dez minutos, pois temos de esperar o sinal fechar, e isso faz diferença para quem está atrasado — queixa-se o morador de Santa Cruz.
Quando o corredor Transolímpico foi aberto ao público, em agosto do ano passado, a prefeitura informou que a ligação era prevista no projeto e determinou que o consórcio não cobrasse a segunda passagem. Inicialmente, chegou a ser adotado o uso de uma pulseirinha para identificar os passageiros que já estavam no sistema, de modo que o acesso às catracas fosse liberado para eles, sem a cobrança da segunda passagem.
A Secretaria municipal de Transportes confirmou, ontem, que o projeto de mobilidade prevê que os dois corredores de BRT deveriam se integrar no interior do Terminal Recreio, sem a necessidade de travessia da via, e orientou que o EXTRA procurasse a Secretaria municipal de Urbanismo, Infraestrutura e Habitação, responsável pelo projeto, para tratar do assunto. Esta, por sua vez, informou que o trecho ainda não foi licitado “e por isso não há uma previsão para implantação deste acesso de ligação.
Informações: Jornal O Extra

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