União confirma verba para ampliar metrô até o Novo Eldorado


Em reunião nesta terça (7) em Brasília com o prefeito de Contagem Alex de Freitas, o ministro das Cidades, Bruno Araújo, garantiu o repasse de R$ 157,7 milhões para a expansão da linha do metrô na região metropolitana de Belo Horizonte. A obra vai ligar a estação Eldorado até o bairro Novo Eldorado, uma intervenção de cerca de 1,5 km de extensão. A prefeitura terá cinco anos para iniciar o pagamento do financiamento e outros 20 para quitar as parcelas.
O ministro autorizou que a Secretaria Nacional de Planejamento inicie os trâmites para o financiamento público. Este processo deve ser concluído até o início de dezembro. Depois que o dinheiro for liberado, ocorrerá a abertura da licitação. A previsão é que as obras comecem no início de 2019 e sejam concluídas em três anos.
“Não é uma obra simples. Envolve uma soma de recursos, tratativas formais com o Ministério das Cidades e com a Caixa Econômica Federal, mas, dada a capacidade de endividamento do município, vamos trabalhar para entregar os recursos necessários para tocar essa obra”, garantiu o ministro.
Segundo Freitas, a última intervenção no metrô foi realizada em 2002, quando a estação Vilarinho, em Venda Nova, foi revitalizada. “A população não aguenta esperar. Estamos passando por um momento de planejamento do nosso transporte coletivo, e o metrô é fundamental para atrair o desenvolvimento e facilitar a vida das pessoas, garantindo um transporte mais seguro, rápido, confortável e confiável”, avaliou o prefeito.

De Aline Diniz
Informações: O Tempo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rio de Janeiro-RJ. A linha de ônibus mais longa da Zona Oeste. Confira aqui as 10 mais colocadas

Prefeitura de Niterói prorroga restrição de circulação com municípios vizinhos até 20 de maio

Estado reserva R$ 20 mi para Linha 20-Rosa - Diário do Grande ABC