São Paulo-SP. Contrato para construção da nova Estação de Francisco Morato é assinado

Foto: Thiago Silva

No início do mês de novembro noticiamos que a estação provisória de Francisco Morato havia completado 7 anos. A parada faz parte da Linha 7-Rubi da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), a mais extensa da empresa. Além de terminal, também é uma estação de integração, já que conecta o trecho principal, entre Luz e Francisco Morato, e a extensão operacional, entre Francisco Morato e Jundiaí. É a quarta linha mais carregada, com 470.000 usuários transportados por dia. Em 2016, segundo dados extraídos da página da empresa, cerca de 32.000 pessoas, em média, embarcaram diariamente na estação.
Naquela data, a CPTM havia informado que iria assinar, em até 15 dias, um novo contrato de obras para construir a nova estação Francisco Morato e que o prazo de conclusão seria de mais três anos. Segundo a estatal, as obras da estação foram paralisadas pela Justiça em 2014, a pedido da empresa vencedora e que só com o fim do processo judicial, a CPTM foi autorizada a fazer a nova licitação. O contrato não continuou, porque a empresa desistiu das obras. A CPTM ainda informou que fez parceria com a Prefeitura de Francisco Morato, que não se manifestou, para que sejam instaladas escadas rolantes na passarela de acesso à estação.
Finalmente ontem, dia 16 de novembro de 2017, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), assinou o contrato para construção da nova estação Francisco Morato. Segundo o governo, a nova estação terá 6 mil m² de área construída e três plataformas de embarque e desembarque.
A assessoria do Palácio dos Bandeirantes, afirmou que a previsão do consórcio Spavias-Telar, responsável pela obra, é que a construção comece ainda neste ano e que a estação fique pronta em até 36 meses, ou seja, por volta de 2020. Porém, como essas obras metroferroviárias sempre atrasam, é provável que a nova estação fique pronta por volta de 2021 ou até mesmo 2022. Vale lembrar que a Estação Vila Aurora começou a ser construída em 2009 e ficou pronta em 2013, enquanto que a Estação Franco da Rocha começou a ser construída em 2010 e ficou pronta em 2014, ou seja, nos dois casos, foram 4 anos. Ambas as estações pertencem à Linha 7-Rubi. Isso nos leva a crer que infelizmente os usuários terão que conviver com a estação atual provisória pelo mesmo período, totalizando, lamentavelmente, 11 anos.
O governador afirmou que o Estado investiu R$ 114 milhões na obra, e que repassou mais R$ 1,3 milhão para a Prefeitura da cidade construir escadas rolantes do terminal de ônibus, que é integrado com a estação.
A Linha 7-Rubi da CPTM é uma das mais mal avaliadas do sistema, por conta de diversos fatores, como trens antigos, falhas constantes, estações sem acessibilidade e intervalos altos. Porém, nos últimos anos ela tem caminhado para a sua modernização e isso tem refletido na melhoria operacional. Publicamos, há quase 1 mês, alguns detalhes sobre esse processo.
Texto: Tiago Silva
Informações: Blog Plamurb

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