Ciclofaixa de Porto Alegre recebe premiação internacional

Foto: Carlos Rohde/Divulgação PMPA

O projeto de sinalização viária desenvolvido pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), na rua José de Alencar, em Porto Alegre, foi premiado como um dos "Top 10" do concurso internacional Evonik Road Safety Award 2017. A intervenção baseou-se na simples sinalização de solo, com a demarcação de faixas para bicicletas, melhoramento nas travessias para pedestres e redesenho das faixas de carros, para a redução das velocidades. A inovação foi implantada pela Gerência de Projetos e Estudos de Mobilidade da EPTC, sob coordenação da engenheira Alessandra Andrea Both.
Para a engenheira e gerente de Projetos e Estudos de Mobilidade da EPTC, Alessandra Andrea Both, a premiação é um incentivo ao trabalho que vem sendo desenvolvido desde 2009. “Recebemos essa notícia como reconhecimento ao trabalho que vem sendo feito há alguns anos e pelo nosso empenho por uma mobilidade mais sustentável em Porto Alegre”, disse. Ainda segundo a engenheira, alguns ajustes serão feitos na ciclovia. “A mobilidade urbana é algo dinâmico e sabemos que sempre podemos aperfeiçoar nosso trabalho. Um dos pontos que cito como exemplo é o trecho da ciclovia que fica em frente ao hospital Mãe de Deus”, acrescentou.

A sinalização horizontal da José de Alencar prioriza o transporte coletivo e os modais ativos (a pé e transporte cicloviário), atuando diretamente para a mobilidade sustentável. Além disso, simplificou as soluções adotadas, evitando o uso de materiais mais robustos, como semáforos. Assim, o projeto exigiu pouco investimento financeiro e causou pouco impacto no ambiente, proporcionando segurança e incentivando a população ao uso de transportes sustentáveis. 

O projeto implantado priorizou a circulação de pessoas de forma a garantir a segurança viária e o equilíbrio entre as opções de deslocamento oferecidas à população. Foram criados espaços anteriormente inexistentes para o pedestre e o ciclista e oferecidas condições de travessia segura ao longo da via. O disciplinamento realizado pelo projeto organiza os deslocamentos e prioriza os modos ativos de transporte.

O vencedor do prêmio é um projeto que desenvolveu e implementou uma abordagem abrangente para o tráfego sustentável na cidade de Medellín, Colômbia. 

Informações: EPTC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rio de Janeiro-RJ. A linha de ônibus mais longa da Zona Oeste. Confira aqui as 10 mais colocadas

Prefeitura de Niterói prorroga restrição de circulação com municípios vizinhos até 20 de maio

Estado reserva R$ 20 mi para Linha 20-Rosa - Diário do Grande ABC