Fortaleza-CE. VLT Parangaba-Mucuripe já transportou 20 mil pessoas


Funcionando em operação assistida desde 25 de julho, o VLT Parangaba-Mucuripe alcançou esta semana a marca dos de 20 mil passageiros transportados. Na terça-feira (5/9), o total de passageiros transportados somou 20.395 pessoas, desde início da operação. Na quarta (5/9), o dia fechou com total acumulado de 21.008, segundo balanço da Cia Cearense de Transportes Metropolitanos, operadora do equipamento. Segundo o presidente da Cia, Eduardo Hotz, a previsão é de crescimento para os próximos meses.
“Nessa fase de operação assistida, entendemos que o VLT tem sido muito bem recebido pela população e intensamente utilizado. As pessoas o utilizam para ir à escola, ao trabalho, ao comércio, às suas atividades cotidianas e também para passear”, afirma o gestor.
Por dia, cerca de 600 passageiros utilizam o VLT, cujo trecho em operação tem cinco quilômetros. A estação mais movimentada é a Vila União, seguida de Parangaba, Borges de Melo e Montese. Ainda segundo balanço da Cia, o horário mais movimentado é a faixa entre 9h e 10h.  Para ter acesso ao serviço basta se dirigir a uma das estações e aguardar a chegada do VLT. O horário das viagens pode ser consultado no site do Metrofor (www.metrofor.ce.gov.br). Endereços de grande fluxo de pessoas são contemplados pelas estações.
Na Parangaba, a parada do VLT fica próxima do Terminal de Ônibus da Parangaba, do Shopping Parangaba, além de ser integrada com a Linha Sul do Metrô de Fortaleza. Acessando a Linha Sul, passageiros do VLT podem se deslocar para Pacatuba, Maracanaú ou Centro de Fortaleza. Na Borges de Melo, a estação do VLT fica ao lado do Terminal Rodoviário Engenheiro João Thomé, utilizado para viagens intermunicipais e interestaduais.
Operação assistida
A operação assistida é a fase em que a população tem o primeiro contato com o novo ramal e se acostuma com a prestação do serviço, incorporando-o em seu cotidiano. Nesta fase também estão sendo desenvolvidos programas de relacionamento com a comunidade. Para viabilizar a operação, a Cia Cearense de Transportes Metropolitanos destinou profissionais maquinistas, manobradores de trens, agentes de estação, vigilantes e zeladores.
As estatísticas de passageiros registradas até o momento são proporcionais à fase inicial da operação do VLT. As capacidades máximas de transportes devem ser atingidas com o término da obra e o início da operação comercial em todo o ramal, e ainda com as futuras integrações a outras linhas e modais de transporte.
Obras
Em agosto, a Secretaria de Infraestrutura – SEINFRA recebeu as propostas para continuidade das obras nos demais trechos do VLT. A licitação I, que corresponde às obras de construção de quatro viadutos ferroviários, um elevado e duas pontes, recebeu propostas de seis empresas ou consórcios e teve como primeira classificada a empresa CG Construções LTDA. A licitação II, que corresponde à construção e conclusão de 6 estações e 3 passarelas, recebeu 9 propostas e teve como primeira classificada a Construtora Morais Vasconcelos LTDA. Já a licitação III, que corresponde às obras nas vias férreas e acessos, teve como classificado o consórcio formado pelas empresas CG Construções LTDA e Domo Construções LTDA – EPP. O valor previsto dos três lotes é de aproximadamente R$ 98 milhões, caso os três classificados sejam habilitados.
SERVIÇO
Horários das viagens do VLT Parangaba-Mucuripe está disponível no site do Metrofor: http://bit.ly/2ve0RFW
Horário de operação: 6h às 12h
De segunda a sexta-feira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rio de Janeiro-RJ. A linha de ônibus mais longa da Zona Oeste. Confira aqui as 10 mais colocadas

Prefeitura de Niterói prorroga restrição de circulação com municípios vizinhos até 20 de maio

Licitação separada de chassi e carroceria faz Porto Alegre economizar, diz prefeitura