CPTM recebe mais dois novos trens
Nesta terça-feira, 26/9, o Governador, Geraldo Alckmin, o Secretário dos Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, e o presidente da CPTM, Paulo de Magalhães, entregaram mais dois trens para a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), totalizando 20 composições novas em operação: 14 na Linha 7-Rubi (Luz – Francisco Morato) e 6 no serviço Expresso Leste, na Linha 11-Coral (Luz – Guaianases). O evento foi realizado na Estação da Luz.
As duas novas composições integram o lote de 65 unidades adquiridas pela CPTM: 35 encomendadas à empresa espanhola CAF e 30 à Hyundai Rotem. A série 9.500, da Hyundai Rotem, prestará serviços na Linha 7-Rubi e a série 8.500, da CAF, terá como destino o Expresso Leste.
Com mais essa entrega, a CPTM dá continuidade ao processo de padronização da frota de todas as linhas, readequando as séries de trens de acordo com a necessidade operacional. O objetivo é oferecer trens modernos e com ar condicionado, proporcionando mais conforto aos usuários.
Com 60,5 quilômetros de extensão, a Linha 7-Rubi é a maior da CPTM e liga a Estação da Luz a Jundiaí, com média de 425 mil usuários transportados por dia útil. O trecho maior, com 39 km, vai da Luz até Francisco Morato e atende cerca de 395 mil passageiros/dia útil. Já a extensão entre Francisco Morato e Jundiaí tem 21,5 km e é utilizada em média por 30 mil usuários/dia útil.
Com cerca de 700 mil passageiros transportados/dia útil, a Linha 11-Coral é a mais movimentada. Do total de 50,8 km de extensão, 24,2 km estão na capital e compreendem o trecho de Luz a Guaianases – o chamado Expresso Leste, que transporta em média 500 mil usuários/dia útil. De Guaianases a Estudantes, são 26,6 km, e cerca de 200 mil passageiros transportados/dia útil.
Novos trens
Com salão contínuo de passageiros (passagem livre entre os carros), os trens possuem monitoramento com câmeras na parte externa e interna e são acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência (contam com sinalização visual para identificação de assentos preferenciais, mapa dinâmico e áudio, além de espaço para cadeirantes). Também dispõem de monitores digitais internos com informações e interação das principais notícias sobre a prestação de serviços, além de reconhecimento eletrônico automático do maquinista por meio de biometria.
Os demais trens serão entregues ao longo dos próximos meses e entrarão em operação, após a realização de testes que são feitos nos sistemas elétricos, mecânicos e de sinalização. Dependendo das necessidades de ajustes que surgirem e do tempo de solução por parte do fabricante, os testes podem ser prolongados. As novas composições serão incorporadas para a renovação da frota de acordo com a necessidade operacional de cada linha.
Comentários
Postar um comentário