Vitória-ES Roleta mais alta em ônibus no ES não é 100% eficiente, diz Ceturb após testes
(Foto: Frederico Loureiro/Secom-ES) |
Os testes em roletas altas no
Sistema Transcol foram finalizados, segundo informou a Companhia de Transportes
Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV). No entanto, ela não é 100% eficiente.
A efetividade
chega a 85%, ou seja, 15% dos passageiros que pulavam roleta ainda conseguem
ultrapassar a catraca e passar sem o pagamento de passagem, mesmo com o
dispositivo mais alto.
A Ceturb-GV
informou que está estudando outras medidas, como uma barreira eletrônica para
impedir quem não paga a passagem e outras ideias encaminhadas ao órgão como
sugestões.
A plena
eficiência da roleta alta ficou comprometida porque, durante os testes, pessoas
magras conseguiram passar no meio dela ou por baixo.
Os testes nos famosos
“roletões” começaram em novembro do ano passado. Apesar de não
alcançar 100% de efetividade, a Ceturb-GV pretende avançar com esse modelo de
catraca. Atualmente 70 ônibus estão com a roleta alta em 22 linhas. Até o final
deste mês outros dez veículos vão receber o sistema e a ideia é chegar ao final
do ano com cem veículos usando o equipamento.
O Transcol
possui mais de 1,5 mil ônibus atualmente. Segundo o diretor-presidente da
Ceturb-GV, Alex Mariano, nem todas as linhas vão receber a catraca alta.
“Estamos
ampliando de acordo com a necessidade. Podemos chegar a 500 veículos? Podemos.
Mas nós estamos tendo cautela, verificando linha por linha para ver onde
acontece mais (os pulos)”, ressalta.
O diretor
explica que houve uma mudança no design da roleta, com o aumento da largura de
uma cantoneira lateral. A ideia foi evitar a dificuldade de passagem de pessoas
obesas e com bolsas maiores.
Mariano explica
que outras possibilidades são pensadas atualmente, como a colocação de uma
barreira de controle para evitar passageiros que não pagam a tarifa. O diretor não
adiantou como seria o modelo, mas disse que chegou como sugestão para a
Ceturb-GV e agora são analisadas questões de segurança e viabilidade. Um
protótipo já é elaborado.
Informações: g1 ES
Comentários
Postar um comentário