Vitória-ES Roleta mais alta em ônibus no ES não é 100% eficiente, diz Ceturb após testes

(Foto: Frederico Loureiro/Secom-ES)

Os testes em roletas altas no Sistema Transcol foram finalizados, segundo informou a Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV). No entanto, ela não é 100% eficiente.
A efetividade chega a 85%, ou seja, 15% dos passageiros que pulavam roleta ainda conseguem ultrapassar a catraca e passar sem o pagamento de passagem, mesmo com o dispositivo mais alto.
A Ceturb-GV informou que está estudando outras medidas, como uma barreira eletrônica para impedir quem não paga a passagem e outras ideias encaminhadas ao órgão como sugestões.
A plena eficiência da roleta alta ficou comprometida porque, durante os testes, pessoas magras conseguiram passar no meio dela ou por baixo.
Os testes nos famosos “roletões” começaram em novembro do ano passado. Apesar de não alcançar 100% de efetividade, a Ceturb-GV pretende avançar com esse modelo de catraca. Atualmente 70 ônibus estão com a roleta alta em 22 linhas. Até o final deste mês outros dez veículos vão receber o sistema e a ideia é chegar ao final do ano com cem veículos usando o equipamento.
O Transcol possui mais de 1,5 mil ônibus atualmente. Segundo o diretor-presidente da Ceturb-GV, Alex Mariano, nem todas as linhas vão receber a catraca alta.
“Estamos ampliando de acordo com a necessidade. Podemos chegar a 500 veículos? Podemos. Mas nós estamos tendo cautela, verificando linha por linha para ver onde acontece mais (os pulos)”, ressalta.
O diretor explica que houve uma mudança no design da roleta, com o aumento da largura de uma cantoneira lateral. A ideia foi evitar a dificuldade de passagem de pessoas obesas e com bolsas maiores.

Mariano explica que outras possibilidades são pensadas atualmente, como a colocação de uma barreira de controle para evitar passageiros que não pagam a tarifa. O diretor não adiantou como seria o modelo, mas disse que chegou como sugestão para a Ceturb-GV e agora são analisadas questões de segurança e viabilidade. Um protótipo já é elaborado.

Informações: g1 ES

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