Passageiros reclamam de ônibus públicos do Terminal do Guadalupe, em Curitiba


Passageiros reclamaram dos ônibus que fazem as linhas metropolitanas do Terminal Guadalupe, na região central do Paraná, nesta segunda-feira (14). No mesmo local, carros foram flagrados transportando pessoas clandestinamente para São José dos Pinhais, há uma semana.
"Eles tiraram a metade dos ônibus, a passagem muito cara, R$ 4,50. Você fica uma hora esperando o ônibus. E a lotação também: sempre entupido, você nunca pega um lugar para sentar, nem de manhã e nem de tarde", comenta a diarista Maria Eugênia.
"Você fica tempo no ponto esperando o ônibus e, de repente, o ônibus quebra no meio do caminho", reclama outro usuário do transporte público.
De acordo com a Coordenação da Região Metropolitana (Comec), 920 veículos circulam entre Curitiba e os municípios vizinhos. Além deles, existem outros 100 coletivos para substituir os que seguem para conserto.
A idade média da frota é de quase oito anos, e a vida útil dos ônibus é de 12 anos. Segundo a Comec, a linha Curitiba/Jardim Ipê, citada na reportagem, é atendida por nove ônibus. No mês passado, três veículos da linha ficaram parados por problemas mecânicos.
Em nota, o Sindicato das Empresas de Ônibus informou que novos veículos só não foram comprados porque as empresas enfrentam um desiquilíbrio financeiro, que não gera dinheiro suficiente para renovar a frota.
Em relação ao transporte clandestino no Terminal do Guadalupe, a Comec disse ter comunicado as prefeituras de Curitiba e de São José dos Pinhais para que fiscalizem o trânsito em suas áreas. A Comec também informou que pediu o apoio da Polícia Militar para ajudar as prefeituras no controle do transporte irregular.
A Urbs, responsável pelo transporte público em Curitiba, informou que já sabia do esquema de transporte clandestino.
"[A fiscalização] depende de vários órgãos. Tem que ter uma agenda que feche com Setran [Secretaria de Trânsito], BPTran, Comec e a Urbs. É essa agenda que temos que fechar para fazer a operação.

Informações: g1 PR


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rio de Janeiro-RJ. A linha de ônibus mais longa da Zona Oeste. Confira aqui as 10 mais colocadas

Prefeitura de Niterói prorroga restrição de circulação com municípios vizinhos até 20 de maio

Estado reserva R$ 20 mi para Linha 20-Rosa - Diário do Grande ABC