Campinas-SP. Dinheiro nos ônibus podem acabar


A implantação do sistema de validadores com leitores de QR Code que passará a ser usado como bilhete de passagem em toda frota já está na fase final de implantação.
Até o mês passado foram instalados 974 equipamento nos coletivos de um total de 1.250. A implantação termina em setembro.
A expectativa é que o dinheiro seja completamente retirado dos ônibus em dezembro.
De acordo com a Transurc, de setembro a novembro os ônibus ainda continuarão aceitando dinheiro. Nesse período haverá campanhas de conscientização sobre a mudança para orientar os usuários.
Atualmente, 10% dos passageiros pagam com dinheiro a passagem dos ônibus, segundo dados da Emdec.
As pessoas que até hoje pagam as suas viagens em dinheiro poderão adquirir tíquetes com QR Code que é adquirido fora do ônibus.
Os usuários podem portar esse tíquete impresso ou na tela do dispositivo móvel, como smartphone. O código bidimensional é escaneado pelo leitor instalado no validador da catraca. Precisa baixar o app e fazer a compra com cartão de débito.
Se o usuário preferir poderá encontrar os tíquetes de papel que estarão sendo vendidos em mais de 300 estabelecimentos comerciais, postos autorizados da Transurc, nos terminais de ônibus, nas unidades do Poupatempo Centro e do Campinas Shopping.
Cada tíquete, no valor de R$ 4,50, pode ser utilizado apenas uma vez.
Além de ser mais uma opção para pagamento de tarifa, a iniciativa busca tornar mais ágil o embarque de passageiros e aumentar a segurança nas viagens.
Informações: Ônibus de Campinas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rio de Janeiro-RJ. A linha de ônibus mais longa da Zona Oeste. Confira aqui as 10 mais colocadas

Prefeitura de Niterói prorroga restrição de circulação com municípios vizinhos até 20 de maio

Licitação separada de chassi e carroceria faz Porto Alegre economizar, diz prefeitura