Reportagem Especial. A crise da Comil

Devido as dificuldades financeiras enfrentadas pelo país neste ano de 2016, a fabricante de carroceria de ônibus Comil tem reduzido suas atividades ao longo do ano com demissão de mão-de-obra e fechamento de suas fábricas. No inicio do ano a Comil fechou sua fábrica na cidade de Lorena, no Estado de São Paulo. Na última semana, a Comil demitiu mais de 800 pessoas na sua fabrica na cidade de Erechim, no Estado do Rio Grande do Sul. 
A história da COMIL, desde a sua origem foi marcada pela coragem de duas famílias - Corradi e Mascarello - que em um lance de muita ousadia adquiriram em leilão, no ano de 1985, a antiga fábrica de carrocerias Incasel, localizada na cidade de Erechim, no norte do Estado do Rio Grande do Sul.
As atividades iniciaram em 1986, com 58 funcionários, nos 5 mil metros quadrados das instalações originais da antiga fábrica. No primeiro mês, a produção foi de apenas um carro, e ao final do primeiro ano, foram 166 unidades entregues. Durante esse período, a COMIL optou por dar continuidade à produção dos modelos que eram fabricados pela Incasel, tanto na linha urbana, como rodoviária.
A partir de 1987, com a construção da nova fábrica no Distrito Industrial de Erechim, onde está localizada até hoje, a COMIL deu início ao desenvolvimento dos seus primeiros modelos de ônibus. Desde então, a empresa não parou de crescer. Em 1991 surgiram os primeiros clientes internacionais, e a COMIL passou a exportar para Argentina e Chile.
Ao longo dos seus 30 anos de atuação, a empresa se renovou em várias frentes. Uma delas foi a construção da linha de produção de micros, em 1999. Outro grande marco de inovação foi a instalação do setor de fabricação de peças dentro da própria fábrica.
As conquistas não pararam por aí. No ano de 2004, a linha rodoviária da COMIL consolidou-se como campeã de crescimento. Cerca de 200 unidades do modelo Campione foram exportadas para o Oriente Médio, uma das regiões que possui um dos maiores potenciais de compra de ônibus do mundo.
Em 2006, a COMIL consolidou a supremacia do seu rodoviário ao lançar o Campione HD 4.05, oferecendo o que há de mais moderno em design, tecnologia e conforto.
Atualmente, a produção atinge 20 ônibus/dia. São mais de 2,8 mil colaboradores em um parque fabril de 35 mil metros quadrados. Com uma completa linha de ônibus rodoviários, intermunicipais, urbanos, midis e micros, a COMIL está presente nas ruas e estradas de mais de 30 países, produzindo ônibus na medida certa para seus clientes.

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