Metrô inaugura mais uma estação da Linha 4, no Rio

Da estação Antero de Quental ao Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste, o tempo de viagem será de pouco mais de nove minutos. Já para ir ao Centro, o passageiro que sair do Leblon levará 23 minutos.

Com dois acessos na praça, um voltado para a Avenida Bartolomeu Mitre e outro para a Rua General Urquiza, ambos nas esquinas com a avenida Ataulfo de Paiva, a estação vai atender a cerca de 35 mil pessoas por dia, segundo demanda estimada.

A estação é acessível a pessoas com deficiência motora, sendo equipada com rampas e elevadores, inclusive até às plataformas de embarque e desembarque, além de piso tátil. A estação também conta com banheiros masculino e feminino na área pagante, que têm cabines adaptadas. 

Segundo o secretário estadual de Transportes Rodrigo Vieira a fase de testes termina nesta sexta-feira. A partir de agora, começa a fase de treinamento de pessoal, dos pilotos, que se estende até dia 31 de julho, sem passageiros. No dia 1º de agosto, os usuários já poderão começar a usar a Linha 4.

“Na Olimpíada, a operação vai ser com todas as estações abertas, no horário normal e com trens a cada oito minutos, para que possamos atender 11 mil passageiros por hora, por dia de serviço. Essa estação foi construída no coração da avenida, debaixo da Ataulfo de Paiva, e dos acessos na praça para a estação é muito rápido. E em cima da estação uma praça novinha, remodelada, que todos poderão usar”, destacou Vieira.

A praça ganhou novo projeto paisagístico será devolvida à população com árvores replantadas -  além do ipê roxo adotado pelo escritor Rubem Fonseca, uma das árvores preservadas durante as obras. Também tem novos brinquedos de madeira no parquinho infantil, inclusive um balanço adaptado a crianças com deficiência. O espaço dedicado à terceira idade conta com novos equipamentos. A praça ganhou bancos reformados e iluminação reforçada.

O destaque arquitetônico desta estação é o painel de azulejos coloridos homenageando o surfista carioca. O trabalho do arquiteto Urbano Iglesias colore uma parede de dez metros de largura por 3,10 metros de altura com tons de azul, branco, preto e laranja e pode ser observado na descida ao mezanino.

A partir de sábado as ruas do Leblon que estavam interditadas por causa das obras da Linha 4 do metrô vão ser liberadas ao trânsito. São vias importantes, como a Avenida Ataulfo de Paiva e a Avenida Borges de Medeiros, entre a Lagoa e a Avenida Delfim Moreira.

E com volta ao normal do corredor BRS na região, 31 linhas de ônibus vão ter mudanças no itinerário. Além disso, as ruas de Ipanema e Leblon que estavam com o sentido invertido também vão voltar ao que eram antes.

Informações: G1 RJ

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prefeitura de Niterói prorroga restrição de circulação com municípios vizinhos até 20 de maio

Rio de Janeiro-RJ. A linha de ônibus mais longa da Zona Oeste. Confira aqui as 10 mais colocadas

Rio de Janeiro-RJ. Justiça Federal suspende restrição na circulação de transportes intermunicipais