Veículo leve sobre trilhos é inaugurado com roda de samba no Centro do Rio
O Veículo leve sobre trilhos (VLT) foi inaugurado na manhã deste domingo, no Centro do Rio. Apesar do tempo chuvoso, os cariocas compareceram ao evento, que teve a presença do prefeito Eduardo Paes e do deputado Pedro Paulo Carvalho, além do novo secretário de Governo, Rafael Picciani. Antes da inauguração, uma roda de samba animou o ‘esquenta’ da saída do primeiro carro, estacionado no Armazém da Utopia, na Zona Portuária.
Durante a cerimônia, Picciani confirmou que batedores vão atuar na fase inicial de operação do modal para orientar a população e evitar acidentes. Ele admitiu que o cruzamento entre a Avenida Rio Branco e a Presidente Vargas é a que mais inspira preocupação:
- É uma preocupação, já que é um cruzamento muito amplo, mas nós estamos com uma operação reforçada e sinalização pronta. Os primeiros dias são de testes, já que a população vai estar aprendendo o convívio com o VLT.
Eduardo Paes ressaltou a beleza da paisagem do Centro, além da facilidade de transporte para os cariocas:
- Acho que o VLT é um esforço de mobilidade inspirado na Olimpíada. Poderíamos fazer sem o VLT, mas ele é um integrador de todos os modais. Ele chega no aerorporto, nas barcas, vai chegar ao BRT Transbrasil. É um esforço para resgatar o centro da cidade como um lugar que as pessoas frequentam, desfrutam. Isso aqui, na verdade, não é o centro da cidade do Rio, é quase que o centro do Brasil. A formação do Brasil se dá a partir do Centro do Rio de Janeiro - falou o prefeito, que ressaltou a questão da segurança dos pedestres:
- O que a gente pede é que a população fique atenta. Vai andar em velocidade baixa, mas a gente pede para as pessoas respeitarem. #a_css
Em tom de campanha, Paes inaugurou a placa referente ao início da operação do VLT ao lado de Pedro Paulo, Picciani e Tia Surica. Na primeira parada do bonde, ele foi aguardado por um público com balões amarelos, e por uma apresentação da bateria da Mangueira. O prefeito 'saudou' o ex-secretário de Governo, candidato a prefeito, e fez um agradecimento à presidente afastada Dilma Rousseff, de quem era aliado até o início do ano.
- Queria ser justo e agradecer a presidente Dilma por trazer esse beneficio para cidade do Rio - afirmou o prefeito, que encerrou a cerimônia após a segunda parada do bonde, na altura da Avenida Almirante Barroso.
Fonte: Portal Ferroviário
Comentários
Postar um comentário