Racionalização de ônibus no Rio elimina mais sete linhas no sábado
O projeto de racionalização das linhas de ônibus que circulam pela Zona Sul do Rio entra em sua segunda fase de implantação a partir de sábado (9). Entrarão em operação quatro novas linhas, que irão substituir outras sete extintas no mesmo dia. No dia 16 de janeiro, acontece a segunda etapa desta segunda fase do projeto, com a modificação de quatro linhas já existentes.
Linha extinta | Nova opção aos passageiros |
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143 (Central x Gávea – via Praia do Flamengo/Jóquei) | Troncal 5 |
161 (Lapa x Leblon – via Jóquei – Circular) | Troncal 10 |
162 (Lapa X Leblon – via Copacabana – Circular) | Troncal 10 |
170 (Rodoviária x Gávea - Circular) | Troncal 5 |
172 (Rodoviária x Leblon - via túnel Santa Bárbara/ circular) | Troncal 9 |
173 (Rodoviária x Leblon - via Túnel santa Bárbara/Circular) | Troncal 9 (até a Central) ou 112 (até a Rodoviária) |
178 (São Conrado x Rodoviária - via Central) | Troncal 9 |
No sábado, começam a circular as linhas Troncal 5 (Alto Gávea X Central – Via Praia de Botafogo), Troncal 9 (São Conrado X Central – via Jardim Botânico / Túnel Santa Bárbara), Troncal 10 (General Osório X Cruz Vermelha – via Jd. Botânico/Lapa) e a 112 (Alto Gávea X Rodoviária – Via Túnel Rebouças – Circular). Serão extintas as linhas 143, 161, 162, 170, 172, 173 e 178.
Segundo a prefeitura, os passageiros serão orientados sobre as mudanças por meio de panfletos e cartazes. Além disso, agentes de divulgação da Rio Ônibus estarão nas ruas para orientar os usuários. Para esta etapa do dia 9 de janeiro, os agentes serão distribuídos em pontos-chave dos bairros Leblon, Ipanema, Gávea, Botafogo, Lapa e Centro (Rodoviária e Central do Brasil).
Modificação das linhas 474, 484, 483 e 413
No dia 16 de janeiro, a linha 474, que atualmente faz o trajeto Jacaré – Jardim de Alah, será modificada. Ela passará a fazer ligação direta entre as zonas Norte e Sul pelo Túnel Santa Bárbara. Seu itinerário será encurtado e seu ponto final será no Posto 6, na altura do Shopping Cassino Atlântico, em Copacabana. Os passageiros que usavam a 474 com destino ao Centro passam a ter como opção a linha 475, que deixará de ir até Copacabana, passando retornar no Castelo.
Também no dia 16, a linha 484 deixará de seguir até Copacabana e terá seu trajeto encurtado na Candelária, no Centro. Os passageiros que utilizarem essa linha e quiserem seguir viagem até a
MUDANÇAS EM 16/01 | |
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Linha atual | Linha encurtada |
474 (Jacaré x Jardim de Alah) | 474 (Jacaré x Copacabana - via Túnel Santa Bárbara) |
484 (Olaria x Copacabana- via Aterro -Circular) | 484 (Olaria x Candelária - Circular) |
413 (Muda x Jardim de Alah-via Aterro) | 413 (Muda x Castelo - circular) |
475 (Méier x Lido) | 475 (Méier x Castelo - circular) |
Também no dia 16, a linha 484 deixará de seguir até Copacabana e terá seu trajeto encu Zona Sul poderão fazer a integração com a Troncal 1 (General Osório x Central - via Aterro do Flamengo. Já quem quiser ir direto para a Zona Sul sem transbordo terá como opção a linha 483 (Penha x Copacabana), que faz a ligação direta entre as zonas Norte e Sul pelo Túnel Santa Bárbara.
No mesmo dia, a linha 413, que seguia até o Jardim de Alah, também será encurtada no Castelo. Para seguir pela Zona Sul, os passageiros desta linha terão como opção a integração com as linhas troncais 1, 3 e 4 nas avenidas Presidente Vargas e Rio Branco. Para viagens diretas, sem baldeação, os passageiros contam com a linha 426 (Usina x Jardim de Alah), que permanece inalterada.
Entenda a racionalização
Começaram em outubro uma série de mudanças em linhas de ônibus que vão para a Zona Sul do Rio. Ao fim do processo, 70 linhas serão extintas. Algumas delas já pararam de circular, divididas por etapas determinadas pela prefeitura.
De acordo com a Secretaria Municipal de Transportes, o projeto de racionalização dos ônibus da Zona Sul envolve 124 linhas: 41 serão modificadas; 16, criadas; 13, mantidas; e 70 linhas extintas.
A racionalização proposta pelos técnicos da secretaria se deve ao fato de 64% linhas de ônibus que circulam pela Zona Sul terem sobreposição em 80% dos trechos, o que quer dizer esses trechos são servidos por mais de uma linha ao mesmo tempo, ocasionando pontos de ônibus cheios de passageiros, e ônibus circulando vazios.
A prefeitura destacou que os passageiros que, com a racionalização, precisam fazer baldeação devem utilizar o Bilhete Único Carioca (BUC), que permite até duas viagens pagando apenas uma passagem.
Informações: g1 RJ
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