Racionalização de ônibus no Rio elimina mais sete linhas no sábado

O projeto de racionalização das linhas de ônibus que circulam pela Zona Sul do Rio entra em sua segunda fase de implantação a partir de sábado (9). Entrarão em operação quatro novas linhas, que irão substituir outras sete extintas no mesmo dia. No dia 16 de janeiro, acontece a segunda etapa desta segunda fase do projeto, com a modificação de quatro linhas já existentes.
Linha extintaNova opção aos passageiros
143 (Central x Gávea – via Praia do Flamengo/Jóquei)Troncal 5
161 (Lapa x Leblon – via Jóquei – Circular)Troncal 10
162 (Lapa X Leblon – via Copacabana – Circular)Troncal 10
170 (Rodoviária x Gávea - Circular)Troncal 5
172 (Rodoviária x Leblon - via túnel Santa Bárbara/ circular)Troncal 9
173 (Rodoviária x Leblon - via Túnel santa Bárbara/Circular)Troncal 9 (até a Central) ou 112 (até a Rodoviária)
178 (São Conrado x Rodoviária - via Central)Troncal 9
No sábado, começam a circular as linhas Troncal 5 (Alto Gávea X Central – Via Praia de Botafogo), Troncal 9 (São Conrado X Central – via Jardim Botânico / Túnel Santa Bárbara), Troncal 10 (General Osório X Cruz Vermelha – via Jd. Botânico/Lapa) e a 112 (Alto Gávea X Rodoviária – Via Túnel Rebouças – Circular). Serão extintas as linhas 143, 161, 162, 170, 172, 173 e 178.
Segundo a prefeitura, os passageiros serão orientados sobre as mudanças por meio de panfletos e cartazes. Além disso, agentes de divulgação da Rio Ônibus estarão nas ruas para orientar os usuários. Para esta etapa do dia 9 de janeiro, os agentes serão distribuídos em pontos-chave dos bairros Leblon, Ipanema, Gávea, Botafogo, Lapa e Centro (Rodoviária e Central do Brasil).
Modificação das linhas 474, 484, 483 e 413
No dia 16 de janeiro, a linha 474, que atualmente faz o trajeto Jacaré – Jardim de Alah, será modificada. Ela passará a fazer ligação direta entre as zonas Norte e Sul pelo Túnel Santa Bárbara. Seu itinerário será encurtado e seu ponto final será no Posto 6, na altura do Shopping Cassino Atlântico, em Copacabana. Os passageiros que usavam a 474 com destino ao Centro passam a ter como opção a linha 475, que deixará de ir até Copacabana, passando retornar no Castelo.


Também no dia 16, a linha 484 deixará de seguir até Copacabana e terá seu trajeto encurtado na Candelária, no Centro. Os passageiros que utilizarem essa linha e quiserem seguir viagem até a
MUDANÇAS EM 16/01
Linha atualLinha encurtada
474 (Jacaré x Jardim de Alah)474 (Jacaré x Copacabana - via Túnel Santa Bárbara)
484 (Olaria x Copacabana- via Aterro -Circular)484 (Olaria x Candelária - Circular)
413 (Muda x Jardim de Alah-via Aterro)413 (Muda x Castelo - circular)
475 (Méier x Lido)475 (Méier x Castelo - circular)
Também no dia 16, a linha 484 deixará de seguir até Copacabana e terá seu trajeto encu Zona Sul poderão fazer a integração com a Troncal 1 (General Osório x Central - via Aterro do Flamengo. Já quem quiser ir direto para a Zona Sul sem transbordo terá como opção a linha 483 (Penha x Copacabana), que faz a ligação direta entre as zonas Norte e Sul pelo Túnel Santa Bárbara.
No mesmo dia, a linha 413, que seguia até o Jardim de Alah, também será encurtada no Castelo. Para seguir pela Zona Sul, os passageiros desta linha terão como opção a integração com as linhas troncais 1, 3 e 4 nas avenidas Presidente Vargas e Rio Branco. Para viagens diretas, sem baldeação, os passageiros contam com a linha 426 (Usina x Jardim de Alah), que permanece inalterada.
Entenda a racionalização
Começaram em outubro uma série de mudanças em linhas de ônibus que vão para a Zona Sul do Rio. Ao fim do processo, 70 linhas serão extintas. Algumas delas já pararam de circular, divididas por etapas determinadas pela prefeitura.

De acordo com a Secretaria Municipal de Transportes,  o projeto de racionalização dos ônibus da Zona Sul envolve 124 linhas: 41 serão modificadas; 16, criadas; 13, mantidas; e 70 linhas extintas.

A racionalização proposta pelos técnicos da secretaria se deve ao fato de 64% linhas de ônibus que circulam pela Zona Sul  terem sobreposição em 80% dos trechos, o que quer dizer esses trechos são servidos por mais de uma linha ao mesmo tempo, ocasionando pontos de ônibus cheios de passageiros, e ônibus circulando vazios.

A prefeitura destacou que os passageiros que, com a racionalização, precisam fazer baldeação devem utilizar o Bilhete Único Carioca (BUC), que permite até duas viagens pagando apenas uma passagem.

Informações: g1 RJ

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