Internacional. Transportes continuam públicos no Porto, Portugal
O governo assegura que os serviços de transportes públicos do Porto, STCP e Metro, não vão ser subconcessionados a privados e vão continuar com gestão pública. O mesmo acontecerá em Lisboa, razão pela qual o México enviou um protesto formal ao governo português.
Foto: Prefeitura do Porto |
O Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente esteve esta tarde no Porto para conversar com as administrações e comissões de trabalhadores das duas empresas. José Mendes garantiu que o que é público, continuará público.
Sobre a intenção de virem a ser anuladas as subconcessões de Lisboa, surge o protesto do México. O embaixador mexicano em Portugal enviou um comunicado ao jornal Expresso onde diz que o país sul-americano manifesta um protesto formal sobre "a possibilidade de serem anuladas as subconcessões ganhas pela empresa mexicana ADO/Avanza para operar o Metro e os autocarros urbanos da Carris, tendo a empresa cumprido todas as condições submetidas a concurso e assinados os respetivos acordos".
As autoridades mexicanas "confiam que será mantido o interesse comum ao desenvolvimento das relações económicas entre o México e Portugal", refere o comunicado, recordando que, "nos últimos anos, os governos do México e de Portugal deram um impulso inédito aos vínculos entre os dois países através de contactos políticos frequentes de alto nível e de uma agenda económica bilateral dinâmica que favoreceu o crescimento dos fluxos comerciais, bem como os investimentos concretizados em ambos os países".
Informações: RTP
Comentários
Postar um comentário