Nova lei permite desembarque de passageiros fora do ponto em Goiânia
A Câmara Municipal de Goiânia aprovou um projeto de lei que permite que os passageiros de ônibus desembarquem fora dos pontos fixos, entre 23h e 4h30, na Região Metropolitana. A medida, de autoria da vereadora Cida Garcês (SDD), havia sido vetada pelo prefeito Paulo Garcia (PT). No entanto, durante sessão na quarta-feira (30), 18 parlamentares votaram a favor e dois contra, derrubando o veto.
A lei deve ser publicada em até 15 dias no Diário Oficial da União. A partir daí, serão contados 90 dias para que ela entre em vigor.
A medida estabelece que todos os ônibus sejam liberados para parar nos locais indicados pelos passageiros na Grande Goiânia, desde que sejam obedecidos os itinerários originais das linhas, normas de trânsito e circulação vigentes.
Os usuários do transporte coletivo aprovaram a iniciativa, pois poderão desembarcar mais perto de casa. “Hoje eu tenho que parar em um ponto meio longe e tenho que caminhar uma meia hora para chegar”, contou a saladeira Lisete da Silva.
“Acho muito favorável, pois a gente que estuda ou trabalha e chega tarde em casa vai parar mais perto”, disse o estudante Henrique Santos.
Para a estudante Antônia Magda a lei dará mais segurança aos passageiros. “Tem certos pontos que são muito escuros e, devido à falta de segurança na cidade, isso será bem interessante. Até por uma questão de gentileza, pois dá para o ônibus parar um pouquinho mais para frente ou para trás”, opina.
A reportagem entrou em contato com a Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC), responsável pela operação dos ônibus, que destacou que quem deve se pronunciar sobre o caso é a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), que faz a fiscalização do sistema.
A CMTC, por sua vez, disse que vai aguardar a publicação da lei no Diário Oficial da União para se pronunciar sobre o assunto.
Informações: g1 GO
Comentários
Postar um comentário