Motoristas protestam contra projeto de gratuidade em ônibus de Boa Vista

O Projeto de Lei 090/2015, que prevê gratuidade a estudantes da rede municipal de ensino, causou polêmica na sessão desta quarta-feira (23) na Câmara Municipal de Boa Vista. A matéria, aprovada por unanimidade na terça (22), foi alvo de críticas de motoristas de ônibus, que pararam as atividades entre as 8h e as 10h30 para protestar contra o projeto.
Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte (Sintrur), Marinaldo Costa, o projeto 090 "foi apresentado sem nenhuma participação dos trabalhadores, sem estudo e também sem coerência".
"Se virar lei, o impacto será contra os funcionários, porque em torno de 30% deles serão demitidos. Quando soubemos disso, resolvemos parar porque isso é sem fundamento", afirmou Costa.
O sindicalista disse ainda que a categoria já retomou as atividades, mas poderá parar novamente caso o projeto volte ao plenário. "Vamos ficar aguardando. Se nos sentirmos  afetados, poderemos suspender as atividades de novo", declarou.
Ao fim da sessão, a segunda votação do projeto acabou sendo adiada porque o autor da matéria, vereador Mário Cesar (PSDB), não compareceu à Casa. O G1 tentou entrar em contato com ele, mas as ligações não foram atendidas.
Na justificativa do projeto, o autor afirma que a Lei "visa dar aos estudantes gratuidade no transporte coletivo público da cidade, permitindo o acesso à educação, cultura e lazer, já que a maior parte dos estudantes precisa se deslocar para ter acesso às escolas, cursinhos, universidades, faculdades, cursos, cinemas, bibliotecas, livrarias e museus".
"O clamor social é outra justificativa para elaboração desse projeto, pois vem de uma luta justa da sociedade brasileira, além de ter sido a reivindicação mais exigida pela população nas recentes manifestações de rua que tomaram conta do Brasil", alega no texto.
Reformulação
Conforme o líder da prefeita na Câmara, vereador Mauricélio Fernandes (PMDB), a matéria deverá passar por ajustes antes de voltar ao plenário.

"Ela foi aprovada em primeira votação, mas hoje [quarta] já conversei com o vereador Mário Cesar e agora vamos discutir antes da segunda votação para ver o que resolver com relação ao projeto, com a categoria e os interessados", disse.
Informações: g1 RR

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rio de Janeiro-RJ. A linha de ônibus mais longa da Zona Oeste. Confira aqui as 10 mais colocadas

Prefeitura de Niterói prorroga restrição de circulação com municípios vizinhos até 20 de maio

Estado reserva R$ 20 mi para Linha 20-Rosa - Diário do Grande ABC