Gontijo confirma fim da São Geraldo
O grupo da Gontijo, uma das maiores empresas de transportes interestaduais do País, confirmou nesta sexta-feira, dia 18 de setembro de 2015, o fim da marca São Geraldo, companhia de igual modo tradicional.
A São Geraldo pertence à Gontijo desde 2003, mas ambas eram empresas diferentes.
Na última quarta-feira, dia 16, foi publicada no Diário Oficial da União, a resolução 4845 da ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres que autorizou a incorporação da São Geraldo pela Gontijo. O Blog Ponto de Ônibus foi um dos primeiros a trazer a informação.
A mudança será gradativa e os funcionários da São Geraldo serão transferidos para a Gontijo. O grupo não fala em demissões.
Não foi informada também pela Gontijo a previsão para que toda a transição seja concluída. Os ônibus que hoje estão com a pitura da São Geraldo aos poucos devem ser incorporados à frota da Gontijo.
A confirmação foi feita ao jornalista Bruno Freitas, do jornal O Estado de Minas.
Ambas companhias foram criadas em Minas Gerais.
A empresa Nacional não será alterada.
A estratégia, segundo o grupo, se dá diante do atual cenário dos transportes interestaduais de passageiros. Até março deve estar em vigor novo sistema de autorização de duas mil linhas de ônibus pela ANTT. Desde 2008, a agência do governo federal queria dividir a malha rodoviária de passageiros em 16 grupos com 54 lotes, o que foi rejeitado pelos empresários que alegavam que o modelo que seria licitado pela ANTT iria desconfigurar um desenho de operação já consagrado.
O setor rodoviário hoje enfrenta grande concorrência com o aéreo, principalmente em linhas de maior distância, como são as da São Geraldo e Gontijo.
Nos anos de 1960, a São Geraldo foi comprada por um grupo de empresários locais entre os quais, Benito Porcaro, Dário Grossi, Augusto Braga, “Zé Alemão”, Chiquito Lopes e Pedro Cabral. Logo depois, Cabral passou a parte dele para Benito Porcaro que se tornou o maior proprietário da São Geraldo na ocasião da transferência.
Nos anos de 1980, após a cisão, a São Geraldo teve a sede transferida para Belo Horizonte.
De propriedade da Gontijo desde dezembro de 2003, a São Geraldo atualmente tem em torno de 800 ônibus e opera cem linhas, aproximadamente.
A Gontijo foi fundada em 1949 por Abílio Gontijo que começou no setor de transportes em 1943.
Juntas, as duas empresas atendem a 20 estados brasileiros, transportando 7 milhões de passageiros por ano em 347 linhas.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Informações: blog ponto de ônibus
Comentários
Postar um comentário