Portallbus. Maceió-AL. SMTT contribui com almanaque sobre transporte público

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) iniciou, na semana passada, encontros com representantes do grupo AllBus, responsável pelo estudo do transporte por ônibus em Alagoas, e o geógrafo Damir Costa. A parceria tem como objetivo a confecção de um almanaque sobre a história do transporte público em Maceió, cujo lançamento está previsto para este ano, após o término das pesquisas.
De acordo com o membro da articulação social e diretor de Planejamento da SMTT, Jorge Bezerra, o interesse do órgão, que completou 30 anos neste mês, é estimular o desenvolvimento de pesquisas locais. “Este tipo de iniciativa é importante para valorizar o cenário acadêmico no Estado de uma forma geral e o tema desta pesquisa é importante porque envolve mobilidade urbana e diz respeito a toda a população”, disse.
Esta foi a segunda reunião já realizada e abordou a divisão de funções a serem desempenhadas por cada parte no processo de construção do almanaque. “Na primeira reunião tivemos contato inicial com o projeto e com o que ele almeja. Hoje discutimos exatamente o que será feito e quem será ouvido para saber como iremos proceder”, explicou o diretor.
Damir Costa ressalta que o trabalho deverá ser desenvolvido em uma metodologia estipulada em três fases, divididas em planejamento, reunião e a construção dos textos que farão parte do almanaque. “O nosso cronograma teve início neste mês de julho e está previsto para se encerrar em dezembro. A ideia é publicar esse material junto com a comemoração dos 200 anos de Maceió”, detalhou.
Um dos representantes do grupo AllBus, Thiago Alex, ressalta que a importância do trabalho é histórica e o resultado deverá servir como base para futuros estudos na área dos transportes e de mobilidade urbana. “O AllBus está disposto a dar auxílio material, fotográfico e informativo, e vamos ajudar também a buscar, com o apoio da SMTT, novas informações relevantes junto às empresas”, contou.
A SMTT salienta que os envolvidos realizarão um levantamento dos custos da pesquisa e buscarão parcerias nos setores público e privado para garantir o seu pleno desenvolvimento. Outras reuniões deverão ser realizadas periodicamente para agrupamento das informações colhidas e estipular os próximos passos do projeto.
Informações: Aqui Acontece

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rio de Janeiro-RJ. A linha de ônibus mais longa da Zona Oeste. Confira aqui as 10 mais colocadas

Prefeitura de Niterói prorroga restrição de circulação com municípios vizinhos até 20 de maio

Estado reserva R$ 20 mi para Linha 20-Rosa - Diário do Grande ABC