Passagens de ônibus interestaduais e internacionais ficam mais caras a partir de quarta-feira

A ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres publicou resolução que autoriza aumento no valor das passagens de ônibus de linhas interestaduais e internacionais a partir desta quarta-feira, 1º de julho.
ônibus

O índice é de 7,708%. Em 1º de julho do ano passado, o percentual foi de 4,792%. No entanto, o reajuste é menor do que o acumulado da inflação do período que pelo IPCA – 15 – Índice de Preços ao Consumidor Amplo, com 15 itens essenciais e que refere-se a uma prévia do IPCA que é a inflação oficial do país. O PICA-15 foi de 8,8% entre julho do ano passado e junho de 2015. O IPCA de junho e o acumulado só vão ser divulgados pelo Governo Federal na segunda quinzena de julho.
Segundo a ANTT, para determinar o valor e o aumento das passagens, a agência usa coeficientes que levam em conta a variação de custos de instalação, depreciação do valor dos ônibus, materiais, mão de obra, administração, pneus, peças, lubrificantes, diesel, etc.
A ANTT também leva em contra os pesos dos impostos e das gratuidades para compor o índice.
Para fugir do aumento, o passageiro que usa com frequência estas linhas, pode comprar a passagem antecipada, mesmo sem data do embarque. Segundo a ANTT, o bilhete vale por um ano e pouca gente usa essa possiblidade.
Os reajustes valem para as linhas com trajetos superiores a 75 quilômetros. As linhas semiurbanas têm aumento no valor das tarifas de forma separada.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

INFORMAÇÕES: BLOG PONTO DE ÔNIBUS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rio de Janeiro-RJ. A linha de ônibus mais longa da Zona Oeste. Confira aqui as 10 mais colocadas

Prefeitura de Niterói prorroga restrição de circulação com municípios vizinhos até 20 de maio

Estado reserva R$ 20 mi para Linha 20-Rosa - Diário do Grande ABC