Grande Recife-PE. Túnel da Abolição perde faixa exclusiva para transporte público


O Túnel da Abolição, entregue no mês passado, encolheu em relação ao projeto original. A configuração previa três faixas - sendo uma exclusiva para transporte público -, com largura total de 8,9 metros. Em vez disso, foram entregues duas faixas mistas com 8,4 metros de largura. 

A recomendação das três faixas constava desde o Plano Diretor de Transporte Urbano (PDTU) de 2008, por uma razão simples: o traçado da 2ª Perimetral da cidade passará pelo túnel. Com a redução, a perimetral não terá faixa exclusiva de ônibus em toda a sua extensão e poderá formar um gargalo. A previsão é de 8 mil veículos por hora na perimetral. 

De acordo com o secretário-executivo de Mobilidade Urbana da Secretaria das Cidades, Marcelo Bruto, a mudança ocorreu com aval da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU). “A definição foi feita a partir das orientações do órgão que é autoridade nas decisões do trânsito.
Em nota, a CTTU explicou que de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) a faixa do ônibus deve ter uma largura mínima de 3,5 metros e de 2,7 metros para os veículos de passeio. Pelas dimensões do túnel, a implantação de três faixas seria tecnicamente inviável e poderia, inclusive, gerar atrito de veículos com a parede, colocando em risco a segurança viária. Ou seja, a largura mínima teria que ser de 8,9 metros, isso sem contar a possibilidade futura de uma ciclofaixa. 

“O traçado não é pensado de forma aleatória. Muita gente trabalhou em estudos e simulações. O PDTU fez a previsão de três faixas e fez o carregamento da necessidade de três faixas. Com duas não resolve. Mesmo que o tráfego hoje não seja muito intenso, mas o planejamento foi feito”, ressalta o professor do Departamento de Engenharia Civil da UFPE, Maurício Andrade. 

Ônibus
No projeto original das três faixas, o corredor de transporte fica no lado direito da pista com uma baia (recuo) para a parada de ônibus. A baia foi feita, mas como só há duas faixas, os ônibus terão dificuldades em retornar à faixa em razão do tráfego intenso. 

De acordo com o Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano, 15 linhas passam pelo túnel desde a sua inauguração, mas nenhuma está utilizando a parada de ônibus do túnel. E não há previsão de quando a parada será ativada. 

A configuração da pista é uma das diferenças entre os projetos originais e a estrutura realmente entregue. Também estavam previstos escada rolante e jardim. A inauguração do túnel foi adiada por seis vezes.

Informações: Diário de Pernambuco

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