Frota de São Paulo tem 80% de ônibus acessíveis e licitação aumentará para 100%, diz SPTrans


A SPTrans – São Paulo Transporte, gerenciadora do sistema da Capital Paulista, divulgou nesta quarta-feira, dia 1º de abril de 2015, balanço sobre a acessibilidade nos ônibus municipais.

ônibus


Segundo a prefeitura, dos 14.739 ônibus que circulam na cidade atualmente, 11.760 possuem elevadores, rampas, piso baixo ou outras configurações que permitem acesso de pessoas com mobilidade reduzida. São Paulo tem 1 mil 393 linhas municipais de ônibus.
Ainda de acordo com a SPTrans, desde 2013, todos os 2.517 novos coletivos são acessíveis. Vale lembrar que desde 2008, por exigência de lei federal, nenhum ônibus sai de fábrica sem equipamentos de acessibilidade. A SPTrans não informou o número de veículos novos colocados em circulação antes da gestão de Fernando Haddad.
A prefeitura promete que após a conclusão da licitação, cujo edital deve ser lançado até maio, nenhum ônibus na cidade deixará de ter acessibilidade.
“Atualmente, a frota se torna acessível gradativamente, na medida em que a vida útil permitida para os ônibus em operação termina e eles vão sendo substituídos por modelos novos. Na nova licitação para operação do sistema de ônibus na capital, porém, cujo edital será lançado em breve, será prevista, de imediato, a acessibilidade em toda a frota operacional da cidade.”
Na nota, a SPTrans ainda faz um balanço sobre o Bilhete Único Especial:
O Bilhete Único do Idoso conta com um milhão de cadastrados, já o Bilhete Único de Pessoas com Deficiência tem 209.414 pessoas cadastradas que utilizam o beneficio para se locomover. Em janeiro, foram realizados 1.945.267 embarques através do Bilhete Único gratuito, que inclui essas duas modalidades. Desde setembro de 2014, os idosos não precisam comparecer aos postos da SPTrans para solicitar ou renovar o Bilhete Único. Os documentos podem ser enviados três meses antes de completar 60 anos, para solicitar o Bilhete Único. A renovação é feita cruzando os dados do Sistema Nacional de Óbitos com as pessoas que têm o benefício. Já para solicitar o Bilhete Único de Pessoas com Deficiência é necessário efetuar o cadastro emhttp://www.sptrans.com.br/Deficiente/,gerar o Relatório Médico que será preenchido pelo médico de sua escolha, e que também deve estar cadastrado. Para efetivar a solicitação, basta comparecer a um dos 17 Postos de Atendimento, de 2ª a 6ª, das 8h às 16h. O passo a passo de ambas solicitações pode ser conferido no sitehttp://bilheteunico.sptrans.com.br/especial.aspx.”
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Informações: Ponto de Ônibus

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rio de Janeiro-RJ. A linha de ônibus mais longa da Zona Oeste. Confira aqui as 10 mais colocadas

Prefeitura de Niterói prorroga restrição de circulação com municípios vizinhos até 20 de maio

Estado reserva R$ 20 mi para Linha 20-Rosa - Diário do Grande ABC