Nova barca Pão de Açúcar é inaugurada no trajeto Niterói-Rio

Começou a operar na manhã desta quarta-feira a barca Pão de Açúcar que fará o trajeto Rio-Niterói. O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, o vice, Francisco Dornelles, o secretário estadual de Transportes, Carlos Roberto Osório, o prefeito Rodrigo Neves e o presidente da CCR Barcas, Márcio Roberto de Morais Silva, participaram da viagem inaugural da barca, que saiu da Praça Arariboia, em Niterói, com destino à Praça XV, no Centro do Rio. Ela é a primeira das sete novas embarcações compradas pelo Governo do Estado que estarão navegando na Baía de Guanabara. O governador adiantou que mais três novas embarcações chegarão ainda nesse primeiro semestre.

Viagem partirá da estação Praça Araribóia com destino à Praça XV. Foto: André Redlich
Foto: André Redlich
“As barcas são fundamentais. Há muito tempo não se comprava uma barca nova. As concessionárias alugavam e é a primeira vez que o Governo do Estado compra uma barca nova depois de muitos anos. A gente sabe da qualidade e do conforto que ela tem. Nesse primeiro semestre vão chegar mais três novas barcas. O governador Sérgio Cabral se esforçou muito para adquiri-las e colocar à disposição das pessoas que fazem essa travessia”, disse Pezão.
O secretário estadual de transportes, Carlos Roberto Osório, ressaltou que o tempo de travessia, que antes era realizado em cerca de 22 minutos será encurtado. Além disso, ele afirmou que o objetivo dessa nova barca é de que ela faça 12 viagens por dia, no horário de rush, sendo seis pela manhã e as outras seis à tarde.
“A embarcação Pão de Açúcar possui duas proas e não precisa fazer manobras na Baía de Guanabara, como as antigas. Ela consegue fazer a travessia em 15 minutos e, em caso de necessidade, em até 10 minutos”, afirma Osório, que adiantou que a segunda barca comprada pelo governo já está em fase de testes e deve chegar ao Rio em abril e entrar em operação em junho.
O prefeito de Niterói Rodrigo Neves comentou que a nova embarcação vai melhorar a mobilidade da cidade.
“Essa embarcação integra o conjunto de ações necessárias para a melhoria da performance e capacidade do transporte público sobre a baía de Guanabara. A Ponte Rio-Niterói está totalmente sobrecarregada e a nova embarcação suprirá um pouco dessa demanda”, pontua.
Já a secretária municipal de Urbanismo e Mobilidade de Niterói, Verena Andreatta, disse que a população está exigindo qualidade no sistema de transporte público e que essa nova barca demonstra o compromisso da prefeitura nessa questão.
Melhorias – A nova embarcação, comprada na China através de um investimento de R$32 milhões, tem dupla proa, ar-condicionado, janelas panorâmicas, espaço exclusivo para cadeirantes, além de dois mil lugares.
Também participaram da visita inaugural o vice-prefeito de Niterói, Axel Grael, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Fabiano Gonçalves, secretária de conservação e serviços públicos, Dayse Monassa, o presidente da Neltur, Paulo Freitas, a secretária Estadual de proteção e Defesa do Consumidor do Rio, Cidinha Campos, o secretário estadual de Saúde, Felipe Peixoto, o deputado estadual Marcelo Simão, entre outras autoridades.


Informações: O Fluminense

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rio de Janeiro-RJ. A linha de ônibus mais longa da Zona Oeste. Confira aqui as 10 mais colocadas

Prefeitura de Niterói prorroga restrição de circulação com municípios vizinhos até 20 de maio

Estado reserva R$ 20 mi para Linha 20-Rosa - Diário do Grande ABC