Motoristas da viação Andorinha entram em greve no Rio

Motoristas da viação Andorinha entraram em greve na madrugada desta terça-feira (3). Os funcionários alegam falta de pagamento de salário, férias, além do depósito do fundo de garantia. Os rodoviários também afirmam que há funcionários que já acumulam três anos de férias vencidas.

O comunicado de greve já foi comunicado ao sindicato da categoria. Quem terminou o turno no fim da noite da segunda (2) permaneceu na porta da empresa para convencer os colegas que trabalham no turno da manhã a aderirem ao movimento, sem data prevista para terminar. Por volta das 7h30 haviam cerca de 40 funcionários na porta da viação. Segundo a Polícia Militar, não há registro de tumulto.

A viação Andorinha é responsável por linhas que ligam principalmente a Zona Oeste à Zona Norte do Rio. Entretanto, há linhas para o Centro da cidade.

Devido à paralisação, o consórcio Santa Cruz, responsável pela viação Andorinha, acionou nesta manhã um plano operacional de emergência para cobrir as linhas atendidas pela viação. As outras empresas do consórcio vão assumir o atendimento para regularizar a operação e não prejudicar os passageiros.

Em nota, a viação Andorinha disse que está negociando com seus funcionários o encerramento da paralisação, que interrompe temporariamente as atividades da empresa no consórcio Santa Cruz.

A empresa busca na Justiça uma decisão que permita o desbloqueio de receitas, que estão retidas judicialmente em virtude de ações trabalhistas relativas a processos anteriores à formação dos consórcios. 
Ainda segundo a viação Andorinha, a liberação dos recursos vai permitir o pagamento dos salários em atraso e o encerramento da paralisação.
Informações: g1 RJ

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rio de Janeiro-RJ. A linha de ônibus mais longa da Zona Oeste. Confira aqui as 10 mais colocadas

Prefeitura de Niterói prorroga restrição de circulação com municípios vizinhos até 20 de maio

Estado reserva R$ 20 mi para Linha 20-Rosa - Diário do Grande ABC