João Pessoa-PB. Motoristas da Unitrans participam de treinamentos durante toda essa semana

Mais uma etapa do programa 'Operador em Ação', promovido pela empresa de ônibus Unitrans, teve início nesta segunda-feira (16), envolvendo os motoristas e manobreiros da empresa. Durante toda essa semana, os operadores receberão informações sobre 'Direção Defensiva' e 'Noções Básicas de Mecânica'. A capacitação, que será conduzida pelo supervisor de treinamentos da Unitrans, Charles Queiroz, acontece no auditório da empresa, nos turnos da manhã e tarde, para que todos os operadores tenham possibilidade de participar do treinamento e com isso, além de aprender coisas interessantes ligadas diretamente a atividade que exercem, ainda contam presença para o programa que exige 100% de participação nos treinamentos. 

Os treinamentos do 'Operador em Ação' são direcionados para todos os operadores da Unitrans.

De acordo com Charles Queiroz, no treinamento de Condução Econômica, os profissionais apreenderão um pouco mais sobre os benefícios do uso racional do combustível, além de receberem dicas de como melhorar a dirigibilidade. Segundo ele, antigamente os motoristas precisavam pisar e liberar a embreagem duas vezes para passar uma marcha com qualidade. Isso fazia o veículo consumir ainda mais combustível e, consequentemente, poluir o meio ambiente. Com os ônibus eletrônicos, isso não é mais preciso", afirma Charles. Ele destaca ainda que, antes, a troca de marcha era feita quando o veículo apontava 2.500 rotações, com os novos veículos Chassi 1721 Euro 5, a troca é feita com 1.800 rpm. "São detalhes que fazem muita diferença na condução econômica de um veículo", destaca Charles, lembrando que, atualmente, 35% da frota total da Unitrans é composta por veículos eletrônicos. 

Motoristas da Unitrans que participaram do treinamento na tarde desta segunda-feira.

Na parte de noções básica de mecânica, o treinamento foca na identificação das luzes de advertência do painel. Durante a capacitação, os motoristas aprendem a identificar cada chamada luminosa. Segundo Charles, pelo menos, 16 luzes piloto devem ser de domínio do operador. Ele se refere a luzes que indicam problemas na bateria, no nível de óleo, que identificam aquecimento do veículo, falhas no motor, etc. "É preciso que o motorista saiba o que significa cada luz de advertência, pois isso auxilia a supervisão de manutenção a agir preventivamente, evitando um desgaste maior do motor e até possíveis quebras", destaca o instrutor. 

Sobre o programa 

No curso de direção econômica são vistas dicas de como melhorar a dirigibilidade.
O Operador em Ação é um programa de capacitação e estímulo ao crescimento profissional que existe desde 2013 na Unitrans e que no final de cada ano premia os melhores motoristas e cobradores da empresa com base em diversos critérios, dentre eles, o aproveitamento de 100% dos treinamentos do programa que acontecem mensalmente, sempre com temas variados. Dentro do cronograma de março, além da capacitação técnica de condução econômica e noções básicas de mecânica, que acontece essa semana como motoristas e manobreiros, haverá ainda o treinamento para cobradores, entre os dias 24 a 26, com foco em Recursos Humanos.

Fonte: News Comunicação
Foto: JC Barboza/News Comunicação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rio de Janeiro-RJ. A linha de ônibus mais longa da Zona Oeste. Confira aqui as 10 mais colocadas

Prefeitura de Niterói prorroga restrição de circulação com municípios vizinhos até 20 de maio

Estado reserva R$ 20 mi para Linha 20-Rosa - Diário do Grande ABC