MAUÁ IMPLANTA FAIXA EXCLUSIVA PARA ÔNIBUS NA AVENIDA CASTELO BRANCO

Serão oito quilômetros de extensão voltados para a passagem de ônibus na avenida Castelo Branco, em Mauá. Uma estimativa da Secretaria de Mobilidade Urbana aponta que 20 mil passageiros  dependem das linhas que cruzam a avenida. Mas os motoristas que não usam o transporte coletivo podem ficar despreocupados, uma vez que a faixa terá exclusividade apenas das 17h às 20h, período de maior fluxo de trabalhadores que retornam para as casas – cerca de 18 mil ou 90% dos usuários. O tempo de trânsito deve ser reduzido pela metade para os passageiros. A pista para ônibus passa a valer já no início de abril, dia 6, uma segunda-feira.

Faixa exclusiva será implantada a partir de 6 de abril, uma segunda-feira, nos oito quilômetros da avenida Castelo Branco. Foto: Rodrigo Pinto
Foto: Rodrigo Pinto

Os transporte da via é composto, principalmente, por moradores da região do Jardim Zaíra. Entre os bairros e o Centro, algumas viagens demoram até 40 minutos. Com a faixa, a expectativa é que esse tempo caia pela metade. Em Mauá já existe uma faixa para coletivos, na avenida Barão de Mauá, paralela à Castelo. 
Para a instalação do novo trecho, a Prefeitura vai remover todas as áreas de zona azul (estacionamento rotativo). Os comerciantes não devem sair prejudicados com a mudança porque os espaços para estacionar serão ampliados nas vias transversais à avenida. A sinalização por placas e no asfalto já está sendo implantada.
Orientação - O secretário de Mobilidade Urbana, Azor Albuquerque, garantiu que no primeiro mês de funcionamento da faixa os motoristas do fluxo misto não serão multados caso avancem sobre o corredor. “No primeiro momento, vamos dispor de orientadores de trânsito. Esses agentes vão explicar como funciona a pista e os horários em que os carros comuns podem circular por ela”, afirmou.
O horário de validade da faixa foi definido de forma estratégica para aumentar a velocidade das viagens. Por isso, durante as três horas de validade, os ônibus terão prioridade nos sentidos Centro/bairro e o inverso. “Vamos mandar os passageiros com maior velocidade do terminal central para os bairros. Porém, os coletivos precisam retornar diversas vezes para atender a demanda que chega”, esclareceu o secretário. O investimento total gira em torno de R$ 300 mil. Nas duas pistas da avenida o corredor será instalado no lado direito da mão de direção.
Alternativas - Durante o período de rodagem dos ônibus da Castelo Branco, os condutores de carros próprios poderão usar as vias paralelas à avenida. As rotas de fuga também serão sinalizadas até o próximo mês para evitar transtornos. “No primeiro mês vamos ter um trabalho de educação com os motoristas para que não parem na faixa exclusiva e deem prioridade ao transporte coletivo”, disse Azor. 

Informações: ABCD Maior

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prefeitura de Niterói prorroga restrição de circulação com municípios vizinhos até 20 de maio

Rio de Janeiro-RJ. A linha de ônibus mais longa da Zona Oeste. Confira aqui as 10 mais colocadas

Rio de Janeiro-RJ. Justiça Federal suspende restrição na circulação de transportes intermunicipais