Locomotiva ‘Baroneza’ é restaurada e exposta em Petrópolis, no RJ

Máquina fica no Centro Cultural de Nogueira.
Veículo de tração a vapor foi adquirido no fim do século XIX.
Do G1 Região Serrana
Locomotiva 'Baroneza'
Foi inaugurada na noite desta sexta-feira (13) em Petrópolis, na Região Serrana do Rio, a “Baroneza”, antiga locomotiva de tração a vapor que operou por muitos anos na Cia. Petropolitana de Tecidos. O veículo, que acabou de ser restaurado, foi doado ao município pela Associação Fluminense de Preservação Ferroviária. Agora, ele pode ser visitado no Centro Cultural Estação Nogueira.
Loc. BaronesaA locomotiva foi adquirida no final do século XIX pelo Barão Matos Vieira e recebeu este nome em homenagem à sua esposa e por sua dedicação à população local. A “Baroneza” transportava os teares e maquinário da fábrica através da manobra de vagões de carga, no pequeno ramal, próximo à Estação Ferroviária de Cascatinha.
O maquinário é um dos poucos exemplares ainda preservados no Brasil, relembrando tempos inesquecíveis desta antiga estação de trem na Praça de Nogueira, construída em 1908, onde atualmente funciona o Centro Cultural. O local abriga uma biblioteca, o Museu do Trem, um auditório e espaço para exposições e eventos culturais. É um resgate da memória ferroviária e da história da indústria petropolitana.
O espaço pode ser visitado de segunda-feira à sábado, das 9h às 17h, e aos domingos e feriados, das 9h às 13h. A entrada é franca.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rio de Janeiro-RJ. A linha de ônibus mais longa da Zona Oeste. Confira aqui as 10 mais colocadas

Prefeitura de Niterói prorroga restrição de circulação com municípios vizinhos até 20 de maio

Estado reserva R$ 20 mi para Linha 20-Rosa - Diário do Grande ABC