Locomotiva ‘Baroneza’ é restaurada e exposta em Petrópolis, no RJ
Máquina fica no Centro Cultural de Nogueira.
Veículo de tração a vapor foi adquirido no fim do século XIX.
Veículo de tração a vapor foi adquirido no fim do século XIX.
Do G1 Região Serrana
Foi inaugurada na noite desta sexta-feira (13) em Petrópolis, na Região Serrana do Rio, a “Baroneza”, antiga locomotiva de tração a vapor que operou por muitos anos na Cia. Petropolitana de Tecidos. O veículo, que acabou de ser restaurado, foi doado ao município pela Associação Fluminense de Preservação Ferroviária. Agora, ele pode ser visitado no Centro Cultural Estação Nogueira.
A locomotiva foi adquirida no final do século XIX pelo Barão Matos Vieira e recebeu este nome em homenagem à sua esposa e por sua dedicação à população local. A “Baroneza” transportava os teares e maquinário da fábrica através da manobra de vagões de carga, no pequeno ramal, próximo à Estação Ferroviária de Cascatinha.
O maquinário é um dos poucos exemplares ainda preservados no Brasil, relembrando tempos inesquecíveis desta antiga estação de trem na Praça de Nogueira, construída em 1908, onde atualmente funciona o Centro Cultural. O local abriga uma biblioteca, o Museu do Trem, um auditório e espaço para exposições e eventos culturais. É um resgate da memória ferroviária e da história da indústria petropolitana.
O espaço pode ser visitado de segunda-feira à sábado, das 9h às 17h, e aos domingos e feriados, das 9h às 13h. A entrada é franca.
Comentários
Postar um comentário