Metrô Recife-PE. Estações danificadas por apagão voltam a funcionar no metrô do Recife

Cosme e Damião e Camaragibe foram reabertas na manhã desta terça. 
Outras três estações foram atingidas, mas voltaram a operar no sábado.


O metrô do Recife voltou a funcionar normalmente no fim da manhã desta terça-feira (23), depois de operar com duas estações fechadas por quase uma semana. As plataformas Cosme e Damião e Camaragibe estavam desativadas desde o apagão da última quarta (17) e foram reabertas pouco depois das 11h, de acordo com a assessoria de comunicação da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) em Pernambuco.
As estações foram danificadas quando um cabo da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) caiu na linha do metrô na madrugada da última quinta. O incidente deixou 500 mil pessoas sem luz na Região Metropolitana do Recife e comprometeu a rede elétrica de mais três plataformas do metrô: Alto do Céu, Curado e Rodoviária. A energia elétrica só foi  completamente reestabelecida no final da tarde de quarta, mas o conserto do metrô levou mais tempo.
Segundo a assessoria de comunicação da CBTU, as cinco estações que compõem o final do ramal Camaragibe da Linha Centro tiveram os cabos de alta tensão e os equipamentos eletroeletrônicos que fazem o monitoramento da via e dos trens danificados. Também houve problemas em todo o sistema de sinalização do ramal Coqueiral até Camaragibe. Por isso, o conserto se estendeu por seis dias.
Três das estações danificiadas – Alto do Céu, Curado e Rodoviária – foram reabertas no sábado (20). No entanto, os técnicos continuaram tentando reparar os problemas de Cosme e Damião e Camaragibe até a manhã desta terça. Por volta das 6h, a assessoria havia informado que não tinha previsão de quando as estações seriam normalizadas. Mas, às 10h, o órgão informou que as plataformas seriam reabertas às 11h.
Nos dias em que as estações permaneceram fechadas, milhares de usuários do metrô sofreram para circular entre o Recife e Camaragibe. Como o ramal da Linha Centro que liga as duas cidades estava operando pela metade, o caminho precisava ser complementado com ônibus. O Grande Recife Consórcio de Transporte criou uma linha especial para fazer o trajeto entre o TI Camaragibe e o TI TIP, a última estação de metrô que estava funcionando neste ramal. Mesmo assim, os usuários precisaram enfrentar coletivos superlotados para chegar a seus destinos.
Fonte: G1 PE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rio de Janeiro-RJ. A linha de ônibus mais longa da Zona Oeste. Confira aqui as 10 mais colocadas

Prefeitura de Niterói prorroga restrição de circulação com municípios vizinhos até 20 de maio

Estado reserva R$ 20 mi para Linha 20-Rosa - Diário do Grande ABC