Manaus-AM. Em 2015, SMTU prevê construção de 120 abrigos de ônibus em Manaus

Cerca de 73% dos pontos de Manaus não possuem abrigo.
Outros 500 abrigos serão licitados em breve, afirma Superintendência.

Passageiros esperavam ônibus em uma parada da Zona Leste de Manaus (Foto: Adneison Severiano/G1 AM)
Ponto de ônibus situado nas proximidades do T5, Zona Leste de Manaus (Foto: Adneison Severiano/G1 AM)

A capital amazonense deve receber 120 novas paradas de ônibus em 2015. Segundo infromações da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos(SMTU), os abrigos são resultados de licitação realizada em 2013 para a construção de 200 pontos. Com esta nova quantidade, a cidade soma 1,2 mil pontos de ônibus cobertos. A quantidade representa apenas 27% das 4,5 mil paradas em todas as cinco zonas da cidade.
A SMTU informou, por meio de assessoria de imprensa, que - do total de paradas de ônibus com abrigo em Manaus - 780 contam com cobertura de telha de barro, 239 abrigos têm cobertura de vidro e 70 de concreto. Os 3,4 mil restantes possuem apenas placas de sinalização.
As 120 novas paradas de ônibus com abrigo de concreto serão construídas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf). Em outubro do ano passado, a secretaria afirmou que as obras teriam investimento de R$ 5,3 milhões. Ao G1, a pasta afirmou que a conclusão das obras está prevista para o segundo semestre do próximo ano.
Questionada sobre a alta quantidade de paradas de ônibus sem qualquer tipo de abrigo, a Superintendência afimrou que a maioria destre locais não apresentam calçadas com espaço suficiente para a implantação de um abrigo. Além disso, a pasta alegou que há resistência de proprietários de imóveis localizados em frente a estes pontos no momento da construção dos abrigos. Entre as alegações dos donos dos imóveis está o bloqueio de garagens particulares. O órgão destacou ainda que não há legislação que obrigue os proprietários a aceitarem o abrigo.
Além dos 200 abrigos previstos para 2015, a SMTU afirmou que um projeto para construção de 500 abrigos cobertos por telha de barro já foi finalizado e será encaminhado para a Seminf, que ficará responsável pela realização do processo licitatório. A SMTU afirmou, por meio de assessoria de imprensa, que o prazo para início da execução das obras poderá ser definido somente após o lançamento do edital.
Fonte: g1 AM

Avenida Paulo VI, no bairro Petrópolis, também não tem abrigo (Foto: Rosianne Couto/G1 AM)
Avenida Paulo VI, no bairro Petrópolis, também não tem abrigo (Foto: Rosianne Couto)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prefeitura de Niterói prorroga restrição de circulação com municípios vizinhos até 20 de maio

Rio de Janeiro-RJ. A linha de ônibus mais longa da Zona Oeste. Confira aqui as 10 mais colocadas

Rio de Janeiro-RJ. Justiça Federal suspende restrição na circulação de transportes intermunicipais