Maceió-AL. SMTT encerra o ano com melhorias no transporte público

Atenta à necessidade de melhoria de mobilidade da população, a Prefeitura de Maceió, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), tem trabalhado para melhorar as condições de tráfego e garantir mais eficiência nos deslocamentos, beneficiando, de modo especial, os usuários do transporte coletivo.
“Melhorar as condições de tráfego para o transporte público é a solução mais viável para minimizar os problemas do trânsito urbano, pois somente priorizando o transporte coletivo de massa, estaremos fazendo com que a grande maioria deixe de utilizar os veículos particulares e busquem nos ônibus o meio de locomoção mais rápido e barato”, enfatiza o superintendente municipal de Transportes e Trânsito de Maceió, Tácio Melo.
E foi justamente pensando na maior eficiência do transporte público na capital, que a Prefeitura Municipal de Maceió, por meio da SMTT, implantou no mês de março a faixa exclusiva para ônibus nos principais corredores de transporte da cidade, as avenidas Durval de Goés Monteiro, Fernandes Lima e Tomás Espíndola.
Com a faixa exclusiva, a velocidade dos coletivos, que girava em torno dos 10 km/h, ficou, a partir de então, na casa dos 30 Km/h nestes corredores, dando assim mais pontualidade nos horários de chegada e saída dos ônibus devido à diminuição no tempo das viagens. A SMTT já anunciou que vai implantar a faixa na Avenida Dona Constança, no Poço, e estuda o funcionamento em outros pontos da cidade.
O auxiliar administrativo Douglas Silva é um dos que vem aprovando os efeitos da faixa exclusiva. Segundo ele, desde a implantação, a rotina mudou radicalmente para melhor. “Como trabalho em uma empresa localizada na Via Expressa, enfrentava trânsito na maioria do trajeto de locomoção até onde moro no bairro do Farol. Com a faixa, o meu tempo de deslocamento caiu consideravelmente e hoje consigo chegar no horário ou até com certa antecedência nos meus compromissos cotidianos. Com a faixa, os ônibus trafegam com mais regularidade e maior frequência e evitam que os motoristas façam manobras arriscadas no percurso, dando assim mais segurança aos passageiros”, explica.
Aliado à faixa exclusiva, mais comumente chamada de faixa azul devido à tinta da cor usada para separar das demais faixas, a SMTT determinou a instalação de aparelhos GPS em toda a frota de ônibus da capital a fim de tornar mais eficiente a fiscalização dos coletivos. A implantação já se encontra totalmente concluída, assim como o monitoramento de 100% dos ônibus pela SMTT a fim de visualizar o correto itinerário dos coletivos e o cumprimento dos horários de saída e chegada.
Também já se encontra em funcionamento o aplicativo que permite aos usuários a consulta de itinerários de linhas de ônibus, a melhor roteirização de origem-destino, bem como informações acerca da predição de tempo esperado de chegada de um veículo na parada, segundo as condições de trânsito em tempo real.
“Um transporte coletivo mais digno e que ofereça conforto aos usuários durante as viagens é uma das metas cumpridas e que é uma das marcas desta gestão. É claro que há muito a ser feito ainda, mas é só olhar um pouco lá trás e ver que bastante coisa mudou para melhor. Não adianta traçar planos viários para os ônibus coletivos se não houver uma melhora nas condições de operacionalização”, salienta o superintendente da SMTT.
E graças a esta melhora nas condições do transporte público é que o órgão vem registrando um aumento considerável no número de passageiros nos últimos meses. Em comparação ao ano passado, o crescimento foi algo em torno de 1 milhão de passageiros que  buscaram nos ônibus o meio de transporte diário para ir ao trabalho, escola ou aos compromissos habituais. Somam-se aos motivos para este aumento, os investimentos para o conforto dos passageiros de ônibus, como a reforma de dez terminais de ônibus, a reestruturação e colocação de paradas de embarque e desembarque e o aumento da frota de ônibus por meio das operadoras do sistema.
Somente no bairro mais populoso de Maceió, no Benedito Bentes, mais 29 ônibus começaram a operar desde o mês de julho. E quem passava um sufuco para pegar coletivo, já sente a melhora. É o caso do estudante Luiz Alberto (19). “O aumento na frota dos coletivos no Benedito Bentes só trouxe benefício para a população. Além da qualidade e estrutura dos veículos, não esperamos tanto tempo no ponto de ônibus como antes, sem contar que comportam com mais facilidade as pessoas dos novos conjuntos do bairro”, disse.
As operações contra o transporte irregular de passageiros, mas conhecido como ‘clandestinos’, completa a frente de trabalho que contribui para o aumento dos passageiros nos coletivos. Desde o início das ações de combate, no mês de agosto do ano passado em parceria com o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, mais de 900 veículos foram apreendidos. As fiscalizações contam também com o auxílio de câmeras instaladas nas viaturas da SMTT e do monitoramento dos transportes complementares que também são flagrados fazendo lotação de passageiros.
E pela primeira vez na história, Maceió terá uma licitação de transporte público. Em janeiro desse ano aconteceu uma audiência pública para colhimento de sugestões da população. A publicação do edital está sendo preparada, mas aguarda a pesquisa de origem e destino de passageiros a pedido do Ministério Público Estadual.
Melhoria do fluxo no trânsito
Um dos entraves no caótico trânsito das grandes cidades são os congestionamentos. E Maceió não podia ser diferente da realidade no Brasil a fora, onde a facilidade para se obter um veículo é cada vez maior. Somente na capital alagoana até setembro deste ano, dados do Departamento Nacional de Trânsito dão conta de uma frota de 278.026 veículos.
Para amenizar o problema, uma das alternativas encontradas pela SMTT foi a implantação da sincronização de semáforos nas principais vias de acesso da cidade, as avenidas Fernandes Lima e Durval de Goés Monteiro. A chamada “onda verde”, por causa da sucessão contínua de semáforos livres para o fluxo quando na velocidade média de 50 km/h, trouxe mais fluidez no trânsito e vem dando mais agilidade para quem precisa do veículo particular para se locomover.
“Depois da implantação da onda verde, o trânsito melhorou bastante e está fluindo cada vez melhor. Obedecendo à velocidade estipulada, posso chegar em meus compromissos com pelo menos 15 minutos de antecedência”, afirmou o comerciante Orlando Dourado.
Para a parte baixa de Maceió, a Superintendência de Transportes e Trânsito também já estuda a possibilidade de implantar a sincronização dos semáforos na Avenida Gustavo Paiva. “É uma via onde existe um dos grandes gargalos do trânsito em Maceió. Vamos viabilizar os estudos para que a ‘onda verde’ também funcione naquela via”, garantiu o superintendente da SMTT.
Visando uma melhor fluidez também pelos carros de passeio, a SMTT também proibiu o trânsito de veículos pesados nas avenidas e Fernandes Lima e parte da Durval de Goés Monteiro. A medida foi em cumprimento à Lei 5.594, de 2007, que proíbe a circulação de caminhões, tratores e máquinas acima de cinco toneladas, no trecho que compreende a Praça Centenário até o posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), das 06 às 20h. Desde a proibição, em fevereiro deste ano, mais de 1.400 multas foram aplicadas devido à desobediência de motoristas.

Uma das melhorias sentida por quem passa pela Av. Menino Marcelo foi a mudança de sentido na entrada do Conjunto José Tenório. A mudança se deu devido ao intenso fluxo de veículos na localidade e que estava causando enormes transtornos aos condutores não somente do conjunto.
A principal via do J. Tenório (Av. Getúlio Vargas) passou a ser mão única e os motoristas que antes tinham somente uma pista para sair do conjunto, agora possuem duas pistas. Outro fator positivo foi a retirada do semáforo na Menino Marcelo em frente à Farmácia Pague Menos, o que gerava muitos congestionamentos devido à espera para quem entrava no J. Tenório em direção à Av. Pierre Chalita.
Para o acesso ao J. Tenório,foi feito um retorno de quadra pela pizzaria Del Popolo e a rua por trás do conjunto passou a ser a via de entrada do J. Tenório. Os pontos de ônibus passaram a funcionar na rua por trás e a principal passou a ser somente mão saindo do conjunto.
A fiscalização dos agentes da SMTT em pontos estratégicos da capital também é uma das ações que vem coibindo infrações de todos os tipos pelos condutores que insistem em descumprir às leis de trânsito. Várias operações de estacionamento irregular em bares, faculdades, vagas especiais para deficientes e idosos e sobre o passeio (calçada) vêm sendo realizadas ao longo do ano e parte delas em parceria com órgãos de segurança como a Guarda Municipal, Polícia Militar e a Polícia Civil. As operações se estendem também no apoio a eventos religiosos como procissões, e eventos esportivos em jogos de futebol, corrida de rua e passeio ciclístico, além de datas festivas, a exemplo do carnaval e São João. Os agentes da SMTT também são responsáveis pela segurança aos pedestres no Domingo de Lazer na orla de Maceió e Praça do Centenário.
Para dar mais agilidade às situações de acidentes, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió iniciou em março, o levantamento de dados nos locais onde acontecem acidentes de trânsito em Maceió. A chamada “perícia”, como é mais conhecida popularmente, era realizada antes pelo Detran/AL. A SMTT também vem realizando o recolhimento de veículos abandonados para o pátio do órgão. Os mais de 30 veículos recolhidos estavam em locais que prejudicavam o trânsito e a passagem de pedestres, além do acúmulo de lixo e água parada e em alguns casos eram usados como ponto de venda de drogas.
Atrelada às ações de fiscalização, a SMTT tem tido a preocupação também com as ações educativas no decorrer do ano. Foram 25 atividades colocadas em prática no intuito de orientar e conscientizar pedestres e condutores acerca da boa prática e respeito às leis de trânsito. Blitz educativas nas ruas, palestras em escolas e faculdades, cursos para taxistas e motoristas de ônibus coletivos e a participação em projetos voltados para uma melhor convivência entre as pessoas no trânsito figuraram no meio das ações de educação da SMTT e que terão continuidade nos meses subseqüentes.
“A educação para o trânsito deve acontecer de forma perene e sempre estamos buscando meios para que as pessoas aprendam do jeito mais simples e fácil aos objetivos os quais propomos”, salientou a diretora de Educação de Trânsito do órgão, Juliana Normande.
Investimentos em sinalização e na prestação de serviço
A necessidade de se ter mais condutores e pedestres cumpridores das normas de trânsito é algo que anda lado a lado com a necessidade de oferecer mais visualização e segurança durante o percurso de trajetos. Neste aspecto, Maceió tem ganhado o investimento em sinalizações verticais e horizontais em ruas e avenidas.
Aproximadamente 3.000 placas de sinalização foram colocadas e 31 mil m² de sinalizações horizontais pintadas, entre faixas de pedestres e demarcações ao longo das vias. Segundo a SMTT, a melhoria na sinalização no ano de 2014 esteve concentrada nas regiões do Farol, Conjunto José Tenório, Bebedouro, Benedito Bentes, Centro, Estáquio Gomes, Graciliano Ramos, Jatiúca, Levada, Pajuçara, Ponta Grossa, Serraria e Sítio de São Jorge.
Em vários pontos da cidade, a SMTT vem realizando a substituição das lâmpadas de semáforos pela do tipo led, que oferece mais segurança e durabilidade. A medida visa principalmente diminuir os custos com a troca de lâmpadas e oferecer um serviço de mais qualidade à população que por vezes fica prejudicada sem o funcionamento de semáforos quando é necessária a substituição das lâmpadas incandescentes, de pouca duração.
Na prestação de serviços para taxistas, a SMTT realizou melhorias no atendimento com a implantação do balcão de informação para os profissionais, agendamento para atendimento, vistorias e emissão de documentos pela internet e de pendências de documentos pela internet. Os taxistas também ganharam neste ano uma nova plotagem para os veículos, o que deu mais visibilidade e segurança à classe e aos passageiros.

Fonte: Primeira Edição
Foto: Marco Antônio/Secom Maceió

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rio de Janeiro-RJ. A linha de ônibus mais longa da Zona Oeste. Confira aqui as 10 mais colocadas

Prefeitura de Niterói prorroga restrição de circulação com municípios vizinhos até 20 de maio

Estado reserva R$ 20 mi para Linha 20-Rosa - Diário do Grande ABC