Maceió-AL. Real Alagoas - Teste do chassi OF-1519 (BlueTec 5)




Autor da foto: Wanderson Soares

Em meio aos festejos de fim de ano e confraternizações a Real Alagoas mais uma vez inova, desta vez recebe um produto da Mercedes-Benz Brasil para testes em solo alagoano. Trata-se do modelo OF-1519 que é um dos mais modernos chassis da montadora alemã, equipado com um motor OM-924 LA de 4 cilindros e que rendem 185cv de potência da geração BlueTec 5, o OF-1519 traduz o que há de mais eficaz, seguro, eficiente e dentro de todas as normas ambientais vigentes em nosso país.

Encarroçado sobre o modelo Apache Vip 2 da montadora paulista Caio, o ônibus já se encontra na garagem central da empresa no bairro da Pitanguinha e pronto para dar início a seu período de testes. Vale ressaltar que o veículo já passou por testes em outras empresas no sudeste do país, o qual foi aprovado por motoristas tendo sua facilidade na operação e robustez elogiadas, são quase 10 anos do último conjunto Caio / Mercedes-Benz desativado na Real Alagoas de Viação, este que fez sucesso na década de 90.
Testes da Real Alagoas de Viação na história

Real Alagoas 461
Testado na década de 90, o modelo Vitória (Também da fabricante Caio) foi um sucesso posteriormente a este teste. Aproximadamente 35 ônibus foram adquiridos após o período experimental, este modelo foi montado sob o chassi Mercedes-Benz OF 1313/51. 
Real Alagoas 291
Testado no ano de 2003 este carro fazia parte do protótipo desenvolvedor do K-94 IB da montadora sueca Scania. Aprovado, foi doado a Real Alagoas que prontamente adquiriu 5 chassi do referido teste, este integraram a 49x, posteriormente também comprando dois ônibus equipados com o chassi K-310 IB (692 e 693).
Real Alagoas 1020 / 836
Nunca foi confirmado como carro de testes mas as características da compra deste carro nunca foram totalmente esclarecidas. Pertenceu a extinta Olidense de Pernambuco e chegou na empresa com o prefixo 1020, operando linhas urbanas, posteriormente teve o Ar Condicionado retirado e foi remanejado para o setor metropolitano aonde ostentou o prefixo 836 até seu último dia na empresa.

O que realmente foi testado isso nunca foi revelado pois tudo nele era novidade: A carroceria, o chassi e o ar condicionado. Tudo indica que o Ar Condicionado foi o motivo da compra e do teste, já que posteriormente a empresa adquiriu 51 ônibus com o aparelho sendo que, destes, 33 vieram com a mesma carroceria deste modelo (Busscar Urbanuss). 

Se não foi aprovado no passado, no futuro ela teve outra chance. A Volkswagen juntamente com a Neobus cedeu um modelo para testes, sendo este o último veículo testado pela empresa. Trata-se de um Neobus Mega 2006 encaroçado sob chassi Volkswagen 17-230 OD Euro V. O veículo, que veio da parceria entre a Neobus e a Mandacaru Motors (Concessionária Volkswagen em Caruaru, recentemente adquirida pelo grupo Borborema) chegou em Agosto de 2012 e abriu as portas para as marcas. Foram 65 ônibus Volkswagen adquiridos nos últimos dois anos, sendo que destes, 48 foram montados sobre a carroceria da Neobus, e as demais sobre o tradicional Marcopolo Torino 2007, além de algumas unidades para o setor intermunicipal.

Após seu período de testes, o 1224 foi remanejado para o setor metropolitano aonde se encontra até hoje ostentando o mesmo prefixo.

Fonte: Porta All Bus
Texto: Gustavo Alfredo
Subfonte: Ônibus Paraibanos

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