Boa Vista-RR. Usuários de transporte público em Boa Vista reclamam de precariedade

Capital conta hoje com mais de 70 veículos para atender quase 50 bairros.
Usuários reclamam de demora e falta de abrigos para a espera dos ônibus.


Com 75 ônibus para atender os quase 50 bairros de Boa Vista, segundo a Prefeitura da capital, o transporte público da cidade é alvo de reclamações de passageiros. Segundo o universitário Kayo Branbell, os atrasos, a falta de climatização e longos trajetos complicam a vida de quem tem apenas os ônibus como meio de locomoção.
"A maior dificuldade é a questão do horário e climatização. Imagina umas 14h ou 15h, o ônibus lotado e meia hora para chegar no destino. É complicado", desabafou o estudande, acrescentando que busca soluções alternativas para driblar os atrasos do coletivo. "Se o compromisso é às 16h, eu tenho que sair às 14h45 para pegar dois transportes. Às vezes chego atrasado mesmo fazendo isso", lamentou.
Para a técnica Maria das Dores, que mora no conjunto Pérolas do Rio Branco, na zona Oeste da capital, a espera pelo ônibus pode chegar a 45 minutos. A situação, segundo ela, atrapalha não só os adultos, como também as crianças e adolescentes que utilizam o coletivo para ir à escola. Ela vê a introdução dos táxis-lotação no bairro como solução para o problema, sendo que muitas vezes os motoristas não querem fazer a rota.

"Nós estamos pedindo a colaboração das autoridades para que libere os lotações no Pérola, porque tem muita gente que precisa. Se há lotação nos outros bairros, por que não no Pérolas? Nós estamos nos sentindo discriminados", disse.

Diagnóstico
A diretora de mobilidade da Empresa de Desenvolvimento, Urbanismo e Habitação (Emuhr), Veronice Romão, explicou que para tentar reduzir o tempo de espera dos usuários está sendo feito um diagnóstico de cada linha em operação. De acordo com ela, as equipes de fiscalização verificam onde a demanda está maior para que sejam implantadas medidas de melhorias, como por exemplo, aumentar a quantidade de ônibus para o bairro.

"No horário de pico, a gente sabe que tem uma demanda muito maior. Colhemos todas as informações, temos uma equipe de  fiscalização para verificar qual a linha com maior demanda para que possamos alterar e buscar novos ônibus para atendê-la", destacou a diretora.

Sobre a demanda do conjunto Pérolas, a diretora explicou que um diagnóstico da região está sendo feito e em breve serão implantadas soluções para atender os moradores deste bairro da zona Oeste.

"Estamos finalizando um estudo em relação ao Pérolas. Vamos implantar uma linha que sairia do bairro diretamente para o Centro e também estamos estudando a presença do táxi-lotação nos conjuntos. A partir da próxima semana, vamos implantar essa nova linha. Em 2015, nós construiremos 850 abrigos, sendo que 100 deles serão climatizados e Boa Vista se tornará o único município com 100% de abrigos", garantiu a diretora de mobilidade da Emuhr.
Reprodução: TV Amazônia/ filiada TV Globo



Fonte: G1 Roraima

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prefeitura de Niterói prorroga restrição de circulação com municípios vizinhos até 20 de maio

Rio de Janeiro-RJ. A linha de ônibus mais longa da Zona Oeste. Confira aqui as 10 mais colocadas

Rio de Janeiro-RJ. Justiça Federal suspende restrição na circulação de transportes intermunicipais