Rio de Janeiro-RJ e Niterói-RJ: Projeto enviado à ANTT pede implantação de BRT na Ponte Rio-Niterói

NITERÓI - Uma das propostas enviadas à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) — que, em consulta pública, recebeu até ontem projetos que podem constar de novo edital de licitação da Ponte Rio-Niterói — prevê a construção de um corredor de BRT (Bus Rapid Transit) na via. Assim, a Ponte ganharia 13,29 km de corredor exclusivo para ônibus, segundo projeto do deputado estadual Felipe Peixoto (PDT).
Ainda de acordo com a proposta, o corredor teria ligação com o BRT Transbrasil, no Rio — que ainda não saiu do papel. Já em Niterói, seria integrado à Niterói-Manilha (RJ-104) e também à Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106). Seu principal terminal está previsto no Bairro de Santana, no Barreto.
NOVA LICITAÇÃO EM ANDAMENTO
A estimativa, segundo o deputado autor da proposta, é que haja redução no tempo de viagem da travessia em até 50%. Haveria também, segundo o projeto, redução de veículos na Ponte, já que apenas um ônibus articulado, com corredor exclusivo, é capaz de retirar outros três de circulação.
— As baias que existem seriam interligadas umas às outras para possibilitar a construção dos corredores centrais, exclusivos para os ônibus, um para cada sentido. Segundo engenheiros, isto é possível — explica Peixoto. — Não podemos permitir que se dê a concessão da Ponte para uma empresa por mais 20 ou 30 anos sem um benefício real para a população. Por isso a importância de aprovarmos esse projeto, tornando o transporte público mais atrativo.
A ANTT encerrou ontem o recebimento dos projetos para compor o edital da nova licitação da Ponte Rio-Niterói. O contrato vigente, firmado entre governo federal e CCR Ponte em 1994, expira no final de maio do ano que vem.
Por isso, um novo documento, ainda em elaboração, será apresentado pela agência até o fim deste ano. A agência reguladora informou que já no próximo mês vai responder a todas as contribuições recebidas.



fonte: Jornal O Globo

O projeto prevê um corredor exclusivo para ônibus em toda a extensão da Ponte: contrato de concessão atual expira em maio - Ascom Felipe Peixoto / Divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rio de Janeiro-RJ. A linha de ônibus mais longa da Zona Oeste. Confira aqui as 10 mais colocadas

Prefeitura de Niterói prorroga restrição de circulação com municípios vizinhos até 20 de maio

Estado reserva R$ 20 mi para Linha 20-Rosa - Diário do Grande ABC