Mauá-SP. Suzantur assume mais seis linhas em Mauá e compra outros 22 ônibus novos

A empresa de ônibus Suzantur anunciou no dia 16 de novembro de 2014, passa a operar mais seis linhas que eram servidas pela VCM – Viação Cidade de Mauá. São elas:
  • 035 – Condomínio Isabella.
  • 073 – Oratório
  • 103 – Bogus
  • 108 – Aracy
  • 113 – Hélida
  • 125 – Olinda
A companhia de ônibus também informou que estão na garagem mais 22 veículos zero quilômetro, todos convencionais com motor dianteiro: 10 Caio Apache Vip III e 12 Mascarello Gran Via.
Somados aos 48 veículos novos comprados pela empresa neste ano, agora a frota de ônibus adquiridos zero quilômetro neste ano sobe para 60 veículos.
A meta após a assinatura do contrato de licitação em 15 de agosto de 2014 é colocar em quatro meses, a contar deste dia, 248 ônibus novos.
A empresa informou que já estão em linha de produção na encarroçadora Mascarello, em Cascavel, no Paraná, mais 31 ônibus convencionais que devem ser entregues até o final do mês. Todos são convencionais com motor dianteiro.
Também até o final de novembro, a companhia de ônibus deve operar sozinha todas 49 linhas municipais de Mauá, ao assumir os serviços remanescentes da VCM – Viação Cidade de Mauá.
A empresa de ônibus informou ainda que a partir desta segunda-feira, dia 17 de novembro, inicia uma parceria com o Sest/Senat para oferecer cursos e treinamento de qualificação aos motoristas e cobradores.
A Suzantur entrou no sistema de Mauá após um polêmico processo de descredenciamento das duas operadoras da cidade: Viação Cidade de Mauá e Leblon Transporte de Passageiros.
A prefeitura de Mauá alega que ambas empresas supostamente consultaram sem autorização dados do sistema de bilhetagem eletrônica.
A procuradora do município, Thais de Almeida Miana, em parecer, sugeriu a realização de uma nova sindicância para apurar a acusação realizada pelo prefeito Donisete Braga e o então secretário de mobilidade urbana, Paulo Eugênio Pereira. A sindicância da prefeitura, na visão da procuradora, precisaria ser mais técnica já que predominantemente tinha elementos testemunhais de pessoas ligadas ao paço.
O parecer, de 27 de junho de 2013, foi ignorado por Donisete Braga e Paulo Eugênio que continuaram o processo de descredenciamento e não fizeram um processo de apuração mais aprofundado.
A prefeitura anunciou que tiraria de circulação as duas empresas de ônibus. Mas o governo de Donisete Braga só retirou de uma vez apenas a Leblon, em 29 de dezembro de 2013. Já a Viação Cidade de Mauá, de Baltazar José de Sousa, há onze meses tem cedido aos poucos as linhas.
Baltazar José de Sousa, que aluga a garagem para a Suzantur, pertence ao grupo de empresários que atua há 30 anos no ABC Paulista, formado também por Renato Fernandes Soares e Ronan Maria Pinto, dono do jornal local Diário do Grande ABC.
O descredenciamento foi visto como uma manobra para tirar a Leblon Transporte que opera no sistema de corredores BRT e estações tubo de Curitiba e na cidade de Fazenda Rio Grande, no Paraná, onde é a sede da companhia, e que não pertence a este grupo conhecido por financiar campanhas de políticos no ABC.
A prefeitura nega a manobra.
Claudinei Brogliato, dono da Suzantur, afirmou que apesar de pagar aluguel da garagem e usar ônibus que eram da Viação Estrela de Mauá, empresa fundada por Baltazar José de Sousa e depois dirigida por David Barione Neto, não possui relações com o empresário na operação dos transportes.
David Barione Neto figurou até o início do ano como representante da Suzantur em negociações com o sindicato dos motoristas e cobradores de ônibus da região, o Sintetra.
O mérito do descredenciamento da Leblon Transporte é ainda analisado pela Justiça.
Suzantur assume mais linhas em Mauá. Empresa diz que está com outros 22 ônibus novos na garagem e que um lote de mais 31 veículos está em produção. Foto: Marcelo Alves.

Jornalista da CBN, especializado em transportes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prefeitura de Niterói prorroga restrição de circulação com municípios vizinhos até 20 de maio

Rio de Janeiro-RJ. A linha de ônibus mais longa da Zona Oeste. Confira aqui as 10 mais colocadas

Rio de Janeiro-RJ. Justiça Federal suspende restrição na circulação de transportes intermunicipais