Juiz de Fora-MG. Aplicativo adaptado auxilia usuário do transporte público em Juiz de Fora

Um aplicativo criado em Israel, o Moovit, foi adaptado para o trânsito de Juiz de Fora. O objetivo é fornecer informações em tempo real sobre as viagens dos ônibus do transporte urbano, facilitando o planejamento do usuário para a espera do serviço. E ainda neste ano há a expectativa de que outro aplicativo, criado a partir do monitoramento da Secretaria de Transportes e Trânsito (Settra), seja disponibilizado para os usuários.
Disponibilizado há uma semana, o Moovit é um aplicativo gratuito e com acesso simples. De acordo com um dos integrantes do grupo que desenvolveu a versão adaptada para o município, Bruno Bontempo, o usuário escolhe a linha e consegue ter informações em tempo real. “A pessoa que está no ponto de ônibus consegue saber em tempo real o horário que vai passar, principalmente saber se ele esta cheio ou  vazio, quanto tempO grupo de quatro amigos que trabalhou no projeto levou cinco meses para mapear os 5.166 pontos das 265 linhas das seis empresas responsáveis pelo transporte coletivo em Juiz de Fora. “A gente foi rua por rua, passando pelo street view ou mesmo com o nosso carro para saber quais e quantos pontos existem”, disse Eliton Souza. Segundo ele, todo o trabalho está compensando. “Estamos orgulhosos de ser um benefício para Juiz de Fora. Todos os usuários que a gente conversa contam que estão felizes com o aplicativo”, destacou.


E para que o aplicativo funcione é importante que o usuário ao entrar clique na tecla iniciar. O procedimento atualiza a informação para quem estiver em outro ponto esperando o mesmo ônibus, saiba o horário mais exato do carro. Para os desenvolvedores, quanto mais pessoas estiverem conectadas usando o aplicativo melhor, pois permite que ele seja atualizado constantemente.

E os usuários estão aprovando a iniciativa. O estudante Roberto Luiz Nenes reforçou a utilidade. “Eu acho que o diferencial dele é o planejamento da viagem, sabendo o tempo real do ônibus”, disse.  A estudante Ariana Silva Carvalho também destacou a importância de não perder tempo. “Exatamente por conta da correria do dia a dia, que você precisa estar em mais de um lugar ao mesmo tempo. Facilita você se organizar para saber se o horário que você precisa, tem ônibus”, disse.
Opções de informação
Outro aplicativo, desenvolvido por três amigos estudantes do Curso de Ciências da Computação, já disponível no sistema operacional Android usa informações da Associação das Empresas de Ônibus (Astransp), mas adaptado para o celular. Nesse caso, para fazer a consulta não é necessário estar conectado. Em um ano de existência já conta com mais de 15 mil usuários.

A Settra também vai disponibilizar um aplicativo a partir do monitoramento realizado com os rastreadores instalados em todos os ônibus do transporte urbano. O responsável pelo Centro de Controle e Monitoramento, Luciano Braida, explicou a diferença dele para os outros aplicativos existentes. “A diferença é que os aplicativos mostram o que foi planejado porque usam o quadro de horário. O que vai ser lançado pela Prefeitura vai mostrar em tempo real o que está acontecendo. Você vai saber exatamente quanto tempo falta para o carro chegar. Quando você se baseava antes no quadro de horário você não sabia se ele já tinha passado, se faltava muito, se estva perto”, reforçou.
A etapa seguinte, segundo Luciano Braida, será disponibilizar as informações nos pontos de ônibus. “A gente vai colocar nos pontos de ônibus um painel de mensagens variadas, onde vai ter as mesmas informações do aplicativo, qual o ônibus, quanto tempo falta para chegar, se é adaptado ou não, importante para o usuário cadeirante”, disse.o vai levar para chegar ao próximo ponto”, destacou .
fonte: Portal G1/Juiz de Fora

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