Fortaleza-CE. Faixas de ônibus aumentam em 207% a velocidade dos ônibus em Fortaleza


Faixas de ônibus reduzem em até 207% o tempo de viagem em Fortaleza

Sistema de transportes terá em 2015 aplicativo que informa previsão de chegada dos coletivos em cada ponto
ADAMO BAZANI
Com informações Sara Oliveira – O POVO
As faixas para ônibus, apesar de não serem espaços tão adequados para o transporte coletivos como os corredores exclusivos de trânsito rápido – BRT, trazem bons resultados para a qualidade de vida dos passageiros.
Depois das experiências bem sucedidas na Capital Paulista, onde houve ganhos de 208% em alguns trechos, como na Avenida 23 de maio, e dos BRS – Bus Rapid Sistem, na cidade do Rio de Janeiro, é a vez de Fortaleza fazer um balanço positivo dos resultados deste tipo de espaço que prioriza o transporte público.
De acordo com a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos SCSP de Fortaleza, com as faixas de ônibus na cidade, o aumento na velocidade média do transporte público chegou até 207%.
É o que ocorreu, por exemplo, na Avenida Santos Dumont, no horário de pico da tarde, entre 17h e 19h. O trecho que era percorrido em 27 minutos caiu para 9 minutos. Isso significa mais tempo livre para os passageiros descansarem, estudarem, trabalharem melhor ou passarem mais tempo com a família.
Na Avenida Dom Luís, o aumento da velocidade dos ônibus foi de 144%, na Avenida Carapinima, os ônibus estão 120% mais rápidos, na Avenida da Universidade o aumento da velocidade foi de 70% e no início da Avenida Antônio Sales, o tempo de viagem caiu 40%.
A velocidade varia em cada trecho. Por exemplo, na Avenida Santos Dumont, onde houve os maiores ganhos, em média os ônibus desenvolvem 13,5 km/h. A prefeitura diz que estuda uma forma de melhorar ainda mais este desempenho, mesmo o trecho já tendo conseguido ganhos de 207%.
A meta da administração municipal é que a velocidade média dos ônibus de Fortaleza chegue a 20 km/h. Com isso, pretende atrair mais pessoas para o transporte público. Um dos objetivos é fazer com que os “percursos pendulares” na cidade, que representam 60% dos deslocamentos sejam feitos majoritariamente por ônibus, diminuindo a frota de carros e consequentemente o trânsito e a poluição.
E como o passageiro não quer só transporte rápido, mas também confiável e deseja se programar, segundo a prefeitura em 2015, um aplicativo que pode ser usado em tablets e celulares vai informar em tempo real a previsão de chegada dos ônibus nos pontos, além de horários fixos e itinerários.
Grandes investimentos em sistemas de BRTs (corredores de ônibus) e metrô são essenciais, mas ações simples têm provado que com poucos gastos e num tempo reduzido de implantação é possível melhorar a mobilidade urbana e a vida das pessoas.

Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

ônibus

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prefeitura de Niterói prorroga restrição de circulação com municípios vizinhos até 20 de maio

Rio de Janeiro-RJ. A linha de ônibus mais longa da Zona Oeste. Confira aqui as 10 mais colocadas

Rio de Janeiro-RJ. Justiça Federal suspende restrição na circulação de transportes intermunicipais