Fortaleza-CE. Conheça o sistema que mapeia todas as rotas de ônibus de Fortaleza

Utilizar o transporte público de Fortaleza para quem já é acostumado é fácil. As dúvidas podem ser tiradas com os fiscais da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) ou até mesmo com alguém que esteja na parada de ônibus. Mas para quem desconhece o sistema, a tarefa pode ser mais complicada. O francês Thibault Durand morou em Fortaleza de 2011 a 2012 para fazer intercâmbio na Universidade Federal do Ceará (UFC). Assim como muitos estudantes, utilizava o sistema de transporte público para se locomover, e sofria para entender as opções. “O sistema é muito bom, você pode chegar em qualquer lugar da cidade com o ônibus. A minha dificuldade era saber qual”, lembra o engenheiro de computação.

Como não havia um mapa interativo para auxiliá-lo, Thibault procurou no site da Etufor os dados das linhas e rotas de ônibus. Porém, achou as informações mal localizadas e decidiu trabalhar na programação de uma interface mais simples de uso. Para desenvolver o sistema, pensou em ferramentas gratuitas, como a rede social de desenvolvimento colaborativa github pages, usando o fusion table do Google.
Com apenas quatro dias de programação o francês desenvolveu o Mapa de Ônibus de Fortaleza, compatível também para smartphones, lançado em outubro de 2011.  “Eu simplesmente compartilhei o link com os meus amigos no Facebook e começou a divulgar assim mesmo”, explica. No início, as pessoas se mostraram contentes com a iniciativa, inclusive Thibault que também foi beneficiado com a ferramenta. “Quando tinha que ir num local desconhecido, eu dava uma olhada no sistema e já sabia qual era o melhor ônibus para chegar”.

Para atualizar os dados, o francês busca o último arquivo no site da Etufor para renovar o Mapa de Ônibus de Fortaleza, atividade que realiza a cada quatro meses. Porém, como o código é aberto, outras pessoas que entendem de programação podem participar, como é o caso de  Mário Valney, que criou a ferramenta Adicione um ponto desde a posição geográfica do usuário e de Régis David Souza Mesquita, com a Primeira versão do sistema de filtragem pela posição, onde você clica um local no mapa e aparecem as rotas de ônibus que passam no trecho. “Uma das grandes vantagens é que ele funciona sem internet. É gratificante ter passado apenas três dias programando e vendo a diferença que o mapa faz na vida das pessoas”, declara Régis.
“Resolvi contribuir no desenvolvimento com algumas melhorias no código e desenvolvi a parte do sistema que permite adicionar um ponto na localização do usuário automaticamente. Apesar de ter uma contribuição pequena, fico muito feliz que há pessoas se beneficiando com isso. Acho que a felicidade em ver seu trabalho ser utilizado por outros (ajudando tanta gente) é algo que todo desenvolvedor tem e é por isso que a comunidade de código aberto é tão grande”, relata o colaborador de 21 anos, Mário Valney.

Inspirado nos modelos europeus, o francês já desenvolveu o sistema em Fortaleza e em Medellín (Colômbia), onde está morando agora. Além disso desenvolve projetos audiovisuais, como o documentário interativo Pregoneros de Medellín sobre os vendedores ambulantes que cantam, na Colômbia, previsto para ser lançado em fevereiro de 2015. “Eu estou muito feliz. Passei apenas quatro dias programando algo que fez as pessoas ganharem tempo. É por isso que eu faço esse trabalho”, conclui Thibault.

Com informações: Tribuna do Ceará

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rio de Janeiro-RJ. A linha de ônibus mais longa da Zona Oeste. Confira aqui as 10 mais colocadas

Prefeitura de Niterói prorroga restrição de circulação com municípios vizinhos até 20 de maio

Estado reserva R$ 20 mi para Linha 20-Rosa - Diário do Grande ABC