Trens urbanos-RJ: Supervia libera embarque de bicicletas a partir de segunda-feira

A partir de segunda-feira, a Supervia vai liberar o embarque de bicicletas nos trens a partir das 21h, conforme adiantou Ancelmo Goes em sua coluna, nesta sexta-feira. Os usuários devem ficar atentos, porque o embarque será permitido apenas no último vagão das composições. Desde 2012, o transporte de bicicletas nos trens só é liberado aos domingos e feriados, ao longo do dia, e aos sábados após as 14h.
Desde o início da liberação até setembro de 2014, já foram mais de 30 mil embarques e, só neste ano, foram mais de nove mil acessos, de acordo com a Supervia.
— O embarque com bicicletas nos dias úteis faz parte da transformação que estamos vivendo e é um passo a frente que damos para tornar o modal ferroviário ainda mais sustentável. Pretendemos incentivar a população a fazer essa integração nos seus deslocamentos —, destaca o presidente da SuperVia, Carlos José Cunha.
As estações Japeri, Engenheiro Pedreira, Santa Cruz, Realengo, Bangu e Saracuruna oferecem um total de 4 mil vagas em biciletários gratuitos e contam com oficina para pequenos reparos, bombas de ar para calibragem de pneus e bebedouros.

Desde setembro o embarque de bicicletas no metrô é liberado em dias úteis, também a partir das 21h. Isso só era permitido aos sábados, domingos e feriados. A medida teve como principal objetivo estimular o uso do transporte alternativo.
Já nas Barcas, o transporte de bicicletas pode ser realizado em todas as linhas, todos os dias da semana e em qualquer horário, sem custo adicional. Apenas na linha seletiva de Charitas é permitido apenas o embarque de dobráveis, por conta do modelo da embarcação.
Nas ruas do Centro ainda não há ciclofaixas ou ciclovias que permitam a circulação dos cariocas, apesar de já existirem inclusive bicicletas do programa “Bike Rio" instaladas na região. Segundo a Secretaria municipal de Meio Ambiente, é preciso aguardar o término das obras de revitalização da região: "Com o trânsito sendo desviado para as ruas internas da região, novas intervenções e interdições contribuiriam para uma piora do trânsito", diz a secretaria, em nota.


fonte: Jornal O Globo
Reporter: Giselle Ouchana


Foto: portal governo RJ

Postagens mais visitadas deste blog

Rio de Janeiro-RJ. A linha de ônibus mais longa da Zona Oeste. Confira aqui as 10 mais colocadas

Prefeitura de Niterói prorroga restrição de circulação com municípios vizinhos até 20 de maio

Estado reserva R$ 20 mi para Linha 20-Rosa - Diário do Grande ABC