Rio de Janeiro-RJ: Wi-Fi começa a chegar aos ônibus na Região Metropolitana do Rio de Janeiro

Pelo menos dez linhas já ofecem internet sem fio aos passageiros, que usam os smartphones para trabalho ou lazer


Cada vez mais comum em cafés, bares, livrarias e restaurantes, as redes Wi-Fi começam a chegar aos ônibus do Grande Rio. Pelo menos dez linhas na Região Metropolitana já têm veículos oferecendo o sinal para os passageiros, que usam os smartphones para lazer ou para adiantar o trabalho enquanto estão no trânsito.
É o caso do estudante de Medicina André Alves, de 22 anos. No frescão da linha 492 (Vila de Cava/Nova Iguaçu - Central), muitas vezes, ele vai adiantando os trabalhos da faculdade. “Uso mais para ver email, mas às vezes termino um trabalho. É muito útil”, contou.
O auxiliar de mecânico Diogo Nazário, de 22 anos, aproveita a internet sem fio no ônibus 490 (Miguel Couto/Nova Iguaçu - Central) para passar o tempo. “Acesso Facebook para distrair um pouco quando estamos no engarrafamento”, contou. Tanto a 490 quanto a 492 ainda não têm todos os veículos das linhas com o dispositivo de internet.
A pioneira a oferecer o serviço foi a linha 541, da Viação São José, que faz o trajeto Pavuna - Nova Iguaçu e começou a implantar o sistema em janeiro. Agora, toda a frota da linha já oferece o serviço. Outra rota da mesma empresa, a 561 (Santa Rita - Pavuna) já conta com o sistema em parte da frota.
Ainda em Nova Iguaçu, as linhas 133, para a Central, e 540, para Mariópolis, disponibilizam internet sem fio em todos os carros. Em Queimados, a 155-I (Nova Iguaçu) e linha da Linave para Vilar dos Teles também têm o aparato. As rotas convencionais 425 (Queimados - Barra) e 400 (Belford Roxo - Barra) também oferecem Wi-Fi.
No Rio, a linha 2343 (Ribeira/Ilha do Governador - Castelo) tem alguns veículos com internet. A rede gratuita também é disponibilizada nas duas estações do BRT no Aeroporto Internacional.
Outra novidade tecnológica nos ônibus são os carregadores de celular ou de notebooks, que os frescões das linhas 2329 e 2333, do Recreio para o Centro, começaram a oferecer.

Reportagem: Amanda Raiter
Fonte: Jornal O Dia

foto: Osvaldo Prado/Jornal O Dia

Postagens mais visitadas deste blog

Prefeitura de Niterói prorroga restrição de circulação com municípios vizinhos até 20 de maio

Rio de Janeiro-RJ. A linha de ônibus mais longa da Zona Oeste. Confira aqui as 10 mais colocadas

Rio de Janeiro-RJ. Justiça Federal suspende restrição na circulação de transportes intermunicipais