São Paulo-SP: Monotrilho da Linha 15 de SP deve ser entregue neste fim de semana

Após diversos atrasos, o governo de São Paulo pretende iniciar a operação assistida, aberta ao público, da Linha 15-Prata do monotrilho, neste fim de semana. O funcionamento do novo modal, que deveria ter sido entregue no ano passado, e depois foi prometido para antes da Copa do Mundo, será parcial.
Por enquanto, estão prontas apenas as estações Oratório e Vila Prudente, na Zona Leste, com menos de 3 km de extensão. Segundo o secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, o atraso nos trens feitos pela empresa Bombardier ocorreu devido ao cumprimento de critérios exigidos por padrões internacionais.
"As entidades internacionais exigem 300 horas de operação para homologar os trens. A operação, chamada operação branca, faz simulações com passageiros, mas não tem usuário comum", explicou.
A Bombardier ainda não recebeu o termo de segurança emitido após o cumprimento das 300 horas. De acordo com Jurandir, a operação não apresenta riscos, apesar de existir um desacoplamento entre a parada da plataforma e das portas, cuja distância que deveria ser de 20 centímetros, no máximo, chega a atingir 40 centímetros.
Além disso, a operação com passageiros só terá início quando as duas vias suspensas do monotrilho, localizadas a cerca de 15 metros do chão, estiverem recuperadas. "A via número 1 teve um curto circuito um mês atrás. Consertar é rápido, mas aí você tem que fazer o reset do computador", justificou. O monotrilho já opera das 9h às 14h em período de testes há um mês.
O objetivo é que até o fim do mês de setembro, o monotrilho opere somente aos finais de semana, sem cobrança de tarifa. A previsão do início da operação comercial, com pagamento de bilhete, é no mês de outubro.
O monotrilho tem capacidade para transportar cerca de mil passageiros por viagem. A linha 15-Prata terá conexão com a linha 2-Verde do Metrô. Quando toda a linha for concluída terá 18 estações e 26,6 km de extensão.
Novas estações
Já a estação Fradique Coutinho, da Linha 4- Amarela do Metrô deve será entregue no fim do próximo mês, a previsão inicial é dia 25 de setembro. Já a estação Oscar Freire deve ser entregue no fim deste ano e a estação Higienópolis até março de 2015.
Informações: Portal g1 São Paulo
Metrô realizou testes nesta sexta no trecho localizado na Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Melo (Foto: Cristiano Novais/CPN/Estadão Conteúdo)


Foto: Cristiano Novais
Jornal Estadão




Postagens mais visitadas deste blog

Rio de Janeiro-RJ. A linha de ônibus mais longa da Zona Oeste. Confira aqui as 10 mais colocadas

Prefeitura de Niterói prorroga restrição de circulação com municípios vizinhos até 20 de maio

Estado reserva R$ 20 mi para Linha 20-Rosa - Diário do Grande ABC