Mercedes-Benz lança mais duas opções de ônibus rodoviário.

Veículos são mais potentes e atendem às necessidades de deslocamentos para longa distância.
Modelos O 500 RSD2441 e O 500RSDD 2741 são apostas da Mercedes-Benz para fazer frente a veículos mais potentes de outras marcas que já estão no mercado e atender às necessidades de transportes de longa distância em linhas com topografia irregular.
Modelos O 500 RSD2441 e O 500RSDD 2741 são apostas da Mercedes-Benz para fazer frente a veículos mais potentes de outras marcas que já estão no mercado e atender às necessidades de transportes de longa distância em linhas com topografia irregular.
Depois da definição sobre a concessão de linhas rodoviárias, que não serão mais licitadas e sim operadas por regime de autorização concedida pela ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres, o mercado espera que as vendas no segmento de ônibus para longas distâncias passem por um período de aquecimento.
O momento foi considerado ideal para a Mercedes-Benz oferecer duas novas opções de ônibus rodoviários.
Os modelos O 500 RSD 2441, de três eixos, e O 500RSDD 2741, de quatro eixos, também foram lançados para fazer frente a modelos da Scania e da Volvo que possuem potência e torque maiores que os atuais produtos da Mercedes-Benz.
Ambos rendem até 408 cavalos a 2 mil rpm e torque de 1.900 Nm atingidos em 1.100 rpm.
Os dois modelos também possuem câmbio totalmente automatizado Mercedes PowerShift GO 240 de 8 marchas com retarder integrado, sistema ESP de controle da estabilidade, freio eletrônico EBS, sistema anti-travamento ABS, controle de tração ASR, sistema de elevação, rebaixamento da suspensão da carroçaria (KNR) e freios a disco.
Os veículos com PBT Peso Bruto Total de 24 toneladas -2441 e 27 toneladas – 2741 permitem mais flexibilidade no uso de carrocerias com equipamentos mais pesados e o motor OM 457 LA para estes veículos permite atender outra demanda por parte de transportadores e passageiros: o tráfego de ônibus pesados em locais de topografia irregular, característica comum de muitas linhas rodoviárias no País.
Em nota, a Mercedes-Benz explica cada modelo. Confira abaixo:

O 500 RSDD 2741 8×2

Configuração 8×2 de fábrica assegura robustez e durabilidade.
A linha de ônibus Mercedes-Benz, a mais completa do País, conta com uma solução diferenciada para operações regulares em longas distâncias rodoviárias, bem como para serviços diferenciados do turismo de luxo.
Trata-se do chassi O 500 RSDD 2741 8×2, dimensionado para um peso bruto total – PBT de 27 toneladas, com motor OM 457 LA de 6 cilindros em linha e 12 litros de cilindrada que oferece potência de 408 cv a 2.000 rpm e elevado torque de 1.900 Nm a 1.100 rpm.
A configuração 8×2 original de fábrica assegura ao chassi O 500 RSDD 2741 a robustez e a durabilidade necessárias para quem atua nas mais severas condições de operação. Além disso, o veículo traz as vantagens da tecnologia Mercedes-Benz, destacando-se pela alta qualidade e baixo custo operacional, superando as expectativas do frotista mais exigente.
A capacidade técnica de carga do O 500 RSDD 2741 8×2 é de 10.000 kg nos eixos dianteiros (1º e 2º eixo modelo VO4/13 DL-7) e de 17.000 kg nos eixos traseiros (1º eixo HO-4/09 DL -11,5 e 2º eixo NR-4/59 DL-5). Ele sai de fábrica na versão buggy (com entreeixos de 3.000 mm), possibilitando várias dimensões de entreeixos para carroçarias de até 14 metros de comprimento total, permitindo também a instalação de carroçarias Double Decker e Low Driver.
O chassi O 500 RSDD 2741 8×2 possui câmbio automatizado MB GO 240 de série e sai de fábrica com retarder integrado Voith R 115, ampliando o nível de segurança de frenagem do veículo e a vida útil dos componentes do sistema de freio.

O 500 RSD 2441 6×2

Motor mais potente amplia opções de escolha para o cliente.
Atendendo à demanda do mercado e ampliando as opções de chassis de ônibus para o cliente, a Mercedes-Benz oferece uma nova solução para o transporte rodoviário de passageiros: o modelo O 500 RSD 2441 6×2 com motor OM 457 LA de 408 cv e PBT de 24 toneladas.
Desenvolvido para aplicações rodoviárias de médias e longas distâncias e para operações de turismo, o chassi O 500 RSD 2441 6×2 aumenta as opções de escolha para os clientes, que continuam contando com a versão O 500 RSD 2436 6×2 com motor de 354 cv.
O novo chassi O 500 RSD 2441 6×2 sai de fábrica na versão buggy (com entreeixos de 3.000 mm), possibilitando várias dimensões de entreeixos para carroçarias de até 14 metros de comprimento total, além de permitir a instalação de carrocerias Double Decker e Low Drive.
O 500 RSD 2441 tem câmbio automatizado de série.
O chassi O 500 RSD 2441 6×2 é equipado de série, com a caixa de mudanças totalmente automatizada Mercedes PowerShift GO 240 de 8 marchas, que já sai de fábrica com retarder integrado Voith R 115 E, ampliando o nível de segurança de frenagem do veículo e a vida útil dos componentes do sistema de freio.
Entre os principais itens de série do O 500 RSD 2441 6×2 destacam-se: coluna de direção regulável, piloto automático Tempomat, freio com secador de ar e válvula Concept, sistema de elevação e rebaixamento da carroçaria (KNR) para suspensão dianteira e traseira, polia do motor para acionamento do ar condicionado, painel de instrumentos com diagnose “on board”, podeste com regulagem de altura para facilitar o encarroçamento e radiadores de água e intercooler escamoteáveis.
Entre os opcionais do O 500 RSD incluem-se: freios a disco, eixo traseiro de apoio dirigível com freios a disco e suspensão independente, rodas de alumínio com acabamento fosco ou polido e amortecedores reforçados para montagem de carroçarias Double Decker ou Low Driver.
Câmbio totalmente automatizado oferece economia e conforto
Uma grande novidade tecnológica já disponível para os ônibus rodoviários O 500 – tanto para o RSDD 8×2, quanto para o RSD 6×2 e o RS 4×2 – é a caixa de mudanças totalmente automatizada Mercedes PowerShift GO 240 de 8 marchas, sem pedal de embreagem. Este câmbio foi especialmente desenvolvido para aplicação em ônibus rodoviários, assegurando conforto e praticidade para o motorista e reduzindo o consumo de combustível.
Sem o pedal de embreagem, esse câmbio aumenta significativamente a comodidade para o motorista, que pode assim dedicar muito mais atenção ao trânsito. Ou seja, mais segurança para o condutor do veículo e para os passageiros.
Como o conceito do câmbio automatizado baseia-se numa caixa mecânica, essa tecnologia é facilmente assimilada pelas equipes de oficina, uma vez que se trata de uma caixa de mudanças que elas já conhecem e estão habituadas a trabalhar.
Devido à eletrônica inteligente, o sistema de gerenciamento da caixa automatizada escolhe sempre a melhor marcha para cada operação. Isso resulta em menor consumo de combustível na frota e segurança nas viagens.
Em harmonia com o motor OM 457 LA, o câmbio automatizado GO 240 proporciona uma excelente dirigibilidade, com melhores arrancadas e retomadas de velocidade, ultrapassagens mais ágeis e maior elasticidade das marchas. Esta caixa automatizada tem as duas últimas marchas com over drive, o que proporciona maior economia de combustível na frota.
OM 457 LA se destaca por desempenho com baixo consumo
Como todo chassi de ônibus rodoviário Mercedes-Benz O 500, os novos chassis contam com o exclusivo Top Brake, freio-motor auxiliar com oferece 30% de potência adicional de frenagem. Isso significa mais segurança na condução do veículo, maior vida útil dos freios e menos troca de marchas.
O 500 rodoviário é reconhecido por seu elevado nível de segurança.
Os chassis Mercedes-Benz O 500 para ônibus rodoviários são amplamente reconhecidos no mercado pelo elevado patamar tecnológico de segurança. Entre seus avançados componentes destacam-se o controle de estabilidade ESP, sistema anti-travamento ABS, controle de tração ASR, freio eletrônico EBS, freios a disco e retarder integrado.
Fonte: Site Ônibus Brasil.
Autor Oficial: Adamo Bazani.
Autor: Lucas Albuquerque

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