Retrospectiva 2013: os fatos mais marcantes do ano

Este foi um ano de algumas intervenções nas linhas municipais nas cidades do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu e algumas linhas intermunicipais. A maior surpresa ocorreu no dia 21 de agosto de 2013 no dia do aniversário do município de Nilópolis, Baixada Fluminense. A Transporte a Blanco assumiu duas linhas de Nilópolis que pertenciam a Transmil: 124B Nilópolis x Passeio e 131B Nilópolis x Central. No mesmo dia mais duas empresas assumiram as linhas da Transmil: a Nilopolitana ficou com as linhas 129B (antiga 127B) Nilópolis x Central (Via Vila Norma) e 516 Nilópolis x Km 2,5. Já a Master assumiu as linhas 120B Nilópolis x Central (Via BNH) e 152B Nilópolis x Central (Via Light). Dentro do município de Nova Iguaçu, as mudanças foram nas linhas da Elmar que foram repassadas para a Salutran, Linave e São José e posteriormente para a Vera Cruz e Mirante. A Mirante assumiu as linhas Nova Iguaçu x Rio D'ouro, Nova Iguaçu x Nova Brasília, Nova Iguaçu x Corumbá, Nova Iguaçu x Adrianópolis, Nova Iguaçu x Bairro Amaral, Nova Iguaçu x ATA e Nova Iguaçu x Gerard Danon. A Vera Cruz assumiu as linhas Nova Iguaçu x Vila de Cava, Nova Iguaçu x Santa Rita e Nova Iguaçu x Tinguá. A Vera Cruz, além de ter assumido as linhas da São José, assumiu as linhas da Transportes Blanco do setor municipal de Nova Iguaçu e do setor intermunicipal de Belford Roxo, com isso, a sede da Blanco foi transferida para o setor de Queimados. As linhas da Blanco que foram repassadas para a Vera Cruz foram: Nova Iguaçu x Belford Roxo, Nova Iguaçu x Heliópolis, Nova Iguaçu x Miguel Couto, Nova Iguaçu x Caioaba. Além das intervenções, uma nova linha foi criada pela empresa Real Rio, Coelho Neto x Cabuçu.
Mudanças ocorreram também na cidade do Rio de Janeiro. A linha 261 que pertencia a City Rio, ficou dividida entre as empresas Pavunense, Estrela e Via Class. A linha 673 que pertencia a Madureira Candelária foi repassada para a Nossa Senhora de Lourdes. A Translitorânea perdeu algumas linhas da Zona Sul que ficaram divididas entre a Transurb e a Braso Lisboa: 521, 522, 523. 524, 591, 592 e 593. A Translitorânea vive um momento de crise, os funcionários organizaram uma greve contra o atraso do pagamento dos salários, os funcionários da Andorinha também organizaram greve este ano, as duas empresas pertencem ao Grupo Breda Rio. Mas não foram só crise do sistema do transporte público que marcou o ano 2013, dois acidentes graves foram registrados, um na cidade do Rio de Janeiro com um ônibus da linha 328 da Transportes Paranapuan depois de cair de um Viaduto na Avenida Brasil e o outro ônibus na cidade de Itaguaí após a queda em um viaduto conhecido como Tobogã, ambos com vitimas fatais.

Foi um ano de luta contra o aumento das passagens nos transportes públicos não só no Rio de Janeiro, mas em varias cidades brasileiras. O resultado foram vários protestos que espalharam por todo o Brasil mobilizando varias regiões, em menos de 3 dias, varias cidades brasileiras suspenderam o reajuste das passagens.
Assistimos também a situação do transporte ferroviário, só neste ano de 2013 os trens da Supervia no Rio de Janeiro apresentou inúmeros problemas na operação resultando em atrasos. Enquanto na CPTM em São Paulo a maior novidade foi a modernização dos trechos da linha 7 (Luz x Jundiaí), além da inauguração da nova estação do trecho, Vila Aurora. Na linha 8, o trecho entre Itapevi e Amador Bueno foi modernizado com a troca das bitolas, o trecho foi fechado para modernização em 2010. Na Bahia, a maior renovação foi a modernização dos trens urbanos de Salvador ganhando Ar Condicionado. Em São Paulo, além da renovação dos trechos ferroviários, a SP Trans realizou a maior inovação das frotas paulistanas com a compra das carrocerias Caio Millenium BRT para a maioria das empresas municipais como Sambaíba, Santa Brigida, Himalaia e Unidade Imperador. A modernização seguiu também as frotas da Metra que opera nos corredores Metropolitanos da Grande São Paulo. Este ano foram lançados no Brasil o novo modelo Marcopolo Torino, Marcopolo Audace e Neobus Mega Plus. Fora do Brasil foi lançado o modelo Marcopolo Micro Audace.
Em por falar em tecnologia, novas fontes para chassis de ônibus foram apresentadas este ano: na Austrália, foi realizado o teste do primeiro ônibus movido a energia solar, no Brasil novos veículos híbridos entraram em cena, além dos ônibus elétricos que passaram por testes nos Estados da Bahia e São Paulo. Além dos novos testes, os ônibus ganharam mais velocidades este ano, na cidade do Rio de Janeiro, novos sistemas do BRS foram inaugurados e na cidade de São Paulo novos corredores expressos foram inaugurados.
No Espirito Santo, novos terminais rodoviários, como o de Vila Velha ampliou seu horário de funcionamento e o sistema CETURB disponibilizou mais ônibus finais de semana. Em São Paulo, foi anunciado uma nova política para ampliar o numero de ciclovia e garagens para essas bicicletas, muitos terminais brasileiros ainda não conta com amplo sistema de integração entre vários transportes públicos. No Rio de Janeiro a expectativa é da inauguração do novo BRT, a Transcarioca (ligação entre a Barra da Tijuca e o Aeroporto Internacional Tom Jobim. Um dos trechos da Transcarioca está prevista para ser inaugurado no dia 1º de março de 2014, no dia do aniversário da cidade carioca. 2013 está terminando,mas 2014 trará novas surpresas para o transporte urbano, o Portal Histurbana deseja a todos um ótimo Ano Novo, o site estará de volta no dia 20 de janeiro de 2014.



Comentários

  1. muito bonito o torino, o neobus e o BRT mas sou contra esses protestos que destroem onibus, carros de passeio, restaurantes...

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