Recife-PE: Mobilidade Urbana, integração do transporte público ainda é um desafio urbano

A Região do Grande Recife enfrenta um dos problemas que é considerado semelhante em algumas cidades brasileiras, a falta de integração entre carro e transporte público. Os terminais Rodoviários atendidos pelo SEI (Sistema Estrutural Integrado), não conta com estacionamentos de veículos e bicicletas. A Região Metropolitana de Recife conta com 25 Terminais Rodoviário, um novo projeto prevê a implantação de estacionamentos de veículos em regiões estratégicas como forma de incentiva a população a utilizar mais o transporte público. Em nota publicada no portal Diário de Pernambuco:
"Na década de 1980, no governo de Gustavo Krause, uma experiência que nasceu a partir de um projeto do extinto Geipot inspirava esse tipo de integração. Um deles funcionou no estacionamento Joana Bezerra. Para evitar a ida do carro ao Centro, os motoristas deixavam o carro no estacionamento e seguiam em um ônibus de luxo e gratuito para o Centro. Outro ponto funcionou na Agamenon Magalhães perto do Torreão. Segundo o engenheiro e especialista em mobilidade, Maurício Pina, houve, na época, uma forte reação da classe média. “As pessoas queriam ir de carro para o Centro e o governo acabou cedendo às pressões. Havia também uma insatisfação quanto à qualidade dos estacionamentos”, lembrou Pina." 

Mais informações: Diário de Pernambuco

No Terminal Integrado de Cajueiro Seco, a integração é improvisada. Os motoristas estacionam seus carros na calçada da estação. Foto: Blenda Souto Maior/DP/D.A Press
Imagem do Terminal de Cajueiro Seco. Fonte: Diário de Pernambuco

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rio de Janeiro-RJ. A linha de ônibus mais longa da Zona Oeste. Confira aqui as 10 mais colocadas

Prefeitura de Niterói prorroga restrição de circulação com municípios vizinhos até 20 de maio

Estado reserva R$ 20 mi para Linha 20-Rosa - Diário do Grande ABC