Rio de Janeiro: projeto pelo fim das passagens de nível

Considerado como um risco de segurança, as passagens de nível tem sido hoje um dos problemas para as grandes cidades como Rio de Janeiro e São Paulo. Segundo a reportagem do Jornal O Dia, a Região Metropolitana do Rio de Janeiro conta com 40 passagens de nível oficiais e 150 clandestinos. Nas cidades do Estado do Rio de Janeiro encontramos nos municípios de São João de Meriti , Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Magé, Guapimirim, Japeri, Paracambi, Niterói, Mendes, Barra do Piraí, Pinheiral, Paraíba do Sul, Três Rios, Vassouras e Valença. A Supervia que administra os trens urbanos do Rio de Janeiro, apresentou um projeto para acabar com as passagens de nível com a construção de novos viadutos e passarelas. Em Austin, distrito do município de Nova Iguaçu (Baixada Fluminense) está previsto a construção de um viaduto que substituirá a passagem de nível. 

Informações retiradas do Jornal o Dia

"O projeto demanda do PAC da Mobilidade cerca de R$ 600 milhões para a construção de muros, passarelas e viadutos, eliminando de vez as 40 passagens de nível oficiais e os mais de 150 acessos clandestinos à via férrea. De acordo com a concessionária, o plano foi apresentado mês passado para os governos estadual e federal. 
A proposta inicial prevê a construção de 57 viadutos: 10 no ramal Deodoro; 13 no ramal Santa Cruz; 17 no ramal Belford Roxo; 11 no ramal Japeri; e sete no ramal Saracuruna. Para se ter noção do perigo dos cruzamentos, somente neste ano, foram registradas 27 colisões com os trens e 10 atropelamentos. 

(Reportagem de Daniel Pereira, Jornal O Dia 02/11/2013)
Fonte: Jornal O Dia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rio de Janeiro-RJ. A linha de ônibus mais longa da Zona Oeste. Confira aqui as 10 mais colocadas

Prefeitura de Niterói prorroga restrição de circulação com municípios vizinhos até 20 de maio

Estado reserva R$ 20 mi para Linha 20-Rosa - Diário do Grande ABC