Mobilidade urbana: Carros ainda disputam espaço com os ônibus nas grandes cidades brasileiras

Nos últimos anos, os carros tem sido os grandes vilões do trânsito brasileiro, o seu crescimento pode ser explicado devido as péssimas condições de serviço do transporte coletivo. Só este ano o número de venda de automóveis cresceu graças a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), com isso os brasileiros estão comprando mais carros. Até mesmo as vias expressas estão sentindo os efeitos do crescimento do número de carros que são os engarrafamentos diários. Junto aos carros, o número de frotas de ônibus cresceu também nos últimos anos, a situação maior é nos grandes centros urbanos que contam com inúmeras linhas de ônibus, em alguns casos são mais de uma linha que fazem praticamente o mesmo percurso, hoje já estuda a possibilidade para reduzir o número de linhas de ônibus nos grandes centros urbanos do Brasil. Em algumas cidades brasileiras, a implantação do sistema BRT (Bus Rapid Transit) ´uma das alternativa para reduzir o número de linhas de ônibus. Com a modernização do sistema de transporte coletivo, ficaria mais atrativo para a população contribuindo para redução do número de carros. De acordo com os dados da pesquisa abaixo, percebemos que os carros e os ônibus ainda disputam espaço nos grandes centros urbanos.

         Confira dados sobre mobilidade urbana em algumas capitais do Brasil
São Paulo (SP)
Frota de automóveis em 2003: 3.298.215
Frota de automóveis em 2013: 4.881.359
Frota de ônibus em 2003: 28.171
Frota de ônibus em 2013: 40.898
Extensão das linhas de metrô em 2012: 65,3km
Número médio de usuários de metrô por dia em 2012: 3,7 milhões
Extensão das linhas de trem em 2011: 260,8km
Número médio de usuários de trem por dia em 2011: 2.3 milhões
Rio de Janeiro (RJ)
Frota de automóveis em 2003: 1.232.978
Frota de automóveis em 2013: 1.776.255
Frota de ônibus em 2003: 10.298
Frota de ônibus em 2013: 16.820
Extensão das linhas de metrô em 2013: 41km
Número médio de usuários de metrô por dia em 2013: 640 mil
Extensão das linhas de trem em 2010: 270km
Número médio de usuários de trem por dia em 2010: 540 mil
Porto Alegre (RS)
Frota de automóveis em 2003: 396.783
Frota de automóveis em 2013: 557.265
Frota de ônibus em 2003: 3177
Frota de ônibus em 2013: 4732
Extensão das linhas de trem em 2013: 39
Número médio de usuários de trem por dia em 2013: 173 mil
Brasília (DF)
Frota de automóveis em 2003: 557.660
Frota de automóveis em 2013: 1.062.047
Frota de ônibus em 2003: 5995
Frota de ônibus em 2013: 9038
Extensão das linhas de metrô em 2013: 42km
Número médio de usuários de metrô por dia em 2013: 130 mil
Recife (PE)
Frota de automóveis em 2003: 226.744
Frota de automóveis em 2013: 363.594
Frota de ônibus em 2003: 2336
Frota de ônibus em 2013: 4150
Extensão das linhas de metrô em 2013: 39,5,km
Número médio de usuários de metrô por dia em 2013: 225 mil
Manaus (AM)
Frota de automóveis em 2003: 124.840
Frota de automóveis em 2013: 297.473
Frota de ônibus em 2003: 3.179
Frota de ônibus em 2013: 7.398
(fonte: globo.com 14/06/2013)
Fonte: portal da Band.uol.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prefeitura de Niterói prorroga restrição de circulação com municípios vizinhos até 20 de maio

Rio de Janeiro-RJ. A linha de ônibus mais longa da Zona Oeste. Confira aqui as 10 mais colocadas

Rio de Janeiro-RJ. Justiça Federal suspende restrição na circulação de transportes intermunicipais