155 anos da Estrada de Ferro Central do Brasil

Inaugurada em 1858, a Estrada de Ferro Central do Brasil se tornou o trecho mais importante do século XIX, atendia a produção cafeeira da Região do Vale do Paraíba, já atendia também ao serviço de trens de passageiros. Os primeiros trechos inaugurados seguia até Maxambomba (atual município de Nova Iguaçu), depois foi inaugurado o trecho até Belém (atual município de Japeri), após 1858 foi construído o trecho até a Serra das Araras chegando até o município de Barra do Pirai em 1864. Depois de 1864 em diante foi a vez da Estrada de Ferro chegar ao Estado de São Paulo até a Estação da Luz. 
O maior destaque durante o século XX, foi o serviço de trens de passageiros, atualmente, é um dos trechos operado pela Supervia (Central do Brasil-Paracambi), até 1996 o trecho da Serra das Araras (Japeri-Barra o Piraí) era atendido pelo Trem Barrinha, existia também o Trem de Prata que ligava a cidade do Rio de Janeiro a cidade de São Paulo, que foi extinto no final da década de 1990.   
Do trecho entre Japeri e Volta Redonda restou apenas o serviço de trem de carga operada pela MRS Logística. Depois de 2002, chegaram a anunciar a volta do Trem Barrinha no trecho da Serra das Araras, mas a MRS Logística barrou o projeto. Hoje o que restou mesmo para o serviço de trem de passageiros, foi o trecho operado pela Supervia. No Estado de São Paulo, o trecho entre a Estação da Luz localizada no Centro paulistano e o município de Mogi das Cruzes, está  sendo operado pelos trens urbanos da CPTM, na verdade este trecho é conhecido como o prolongamento da Estrada de Ferro Central do Brasil fazendo entroncamento a partir do município de Barra do Piraí.
Trem coreano da Supervia operando entre Deodoro e a Central do Brasil

Estação da Luz em São Paulo

Estação de Barra do Piraí em 2002

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