Nilopolitana: setor intermunicipal e destaque para os setores municipais de Nova Iguaçu e Nilópolis

Fundada em 1957 no município de Nilópolis, na Baixada Fluminense, a Nilopolitana opera atualmente nos municípios de Nilópolis, Rio de Janeiro, Mesquita, Nova Iguaçu, São João de Meriti, Duque de Caxias e Queimados. Foi apresentado um projeto de levar a linha até Engenheiro Pedreira (distrito de Japeri) mas não há uma confirmação oficial sobre este assunto. No setor intermunicipal, o maior destaque é para a linha 429I, que inicialmente operava do município de Duque de Caxias até Austin, prolongada até Queimados posteriormente. Outra linha operada pela empresa é a 717I Sulacap x Nova Iguaçu, considerada a linha mais nova da empresa. Antes da linha 717I existia uma linha chamada Mesquita x Deodoro, mais tarde tornou-se a linha 433 Deodoro x Nova Iguaçu. E por último a linha intermunicipal que se tornou uma forte concorrente da Nossa Senhora da Penha de Mesquita, a linha 428I (Antiga linha 716I) Cabral x Comendador Soares. A linha 428 já havia passado por mudanças no seu itinerário ligando o bairro de Mariópolis ao bairro de Austin, mas seu trajeto foi novamente encurtado.
Enquanto ao setor municipal, falaremos primeiro das linhas de Nova Iguaçu. A primeira linha municipal da Nilopolitana criada, foi a linha Nova Iguaçu x Austin, com o repasse das linhas da Salutran para a Nilopolitana, a linha ganhou duas variantes: uma atendendo ao Riachão e outra ao Rodilândia. No setor de Nilópolis, a grande polêmica existe até hoje com relação ao serviço prestado dentro do município. Por se tratar de um município pequeno, a maior queixa dos passageiros é com relação ao valor da tarifa. Enquanto as linhas intermunicipais cobram R$ 2,65 por um trajeto mais longo, a linha municipal cobra R$ 2,60 por um trajeto mais curto. A linha municipal de trajeto mais curto é a Manoel Reis x Centro (Via Rodoviária). Dentro de Nilópolis, a Nilopolitana já enfrentou momentos bem críticos, hoje está em uma fase melhor, mas tem muita coisa que ainda precisa melhorar, as linhas já chegaram a operar com microônibus, hoje está operando novamente com ônibus convencionais. Para o município posso apresentar duas soluções: oferecer tarifa mais barata já que o município é pequeno, ou implantar o Projeto Tarifa Zero, como foi feito no município de Porto Real, na região Sul Fluminense.


Nilopolitana em Queimados



Nilopolitana em Nilópolis

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