Transcarioca: novos debates sobre a obra na região entre a Penha e o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro

Nesta quinta-feira dia 06/06/2013, grupo de pesquisadores da UFRJ do Laboratório de Redes Urbanas, fizeram um novo levantamento sobre as obras da Transcarioca. Depois de fazer um mapeamento nas regiões entre o bairro da Penha e o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, as regiões de casarões antigos e alguns postos de gasolinas, foram escolhidas para as desapropriações, preservando algumas áreas comerciais como o Supermecados Guanabara da Penha, o Shopping da Penha além de outros estabelecimentos comerciais do bairro. Outro ponto também escolhido para desapropriação foi um estacionamento localizado no largo da Penha que será um dos acessos a Rua Ibiapina. A meta principal é o alargamento da Avenida Brás de Pina que liga Vicente de Carvalho ao bairro da Penha. Outro grande ponto de intervenção será a Rua Uranos a partir do bairro de Olaria seguindo o mesmo plano de desapropriação da Avenida Brás de Pina. Nas proximidades do bairro de Ramos ainda não ocorreram grandes intervenções, ainda não foi possível identificar aonde passará o novo viaduto da Transcarioca no bairro de Ramos.  Após a passagem pela Avenida Brasil, o BRT seguira pela Avenida Brigadeiro Trompowski em direção a Ilha do Fundão e posteriormente a obra segue a Estrada do Galeão aonde está sendo construído uma nova ponte estaiada seguindo pela Avenida Vinte de Janeiro até o Aeroporto Internacional. Na Vinte de Janeiro esta sendo um novo recapeamento da pista. Neste trecho entre Penha e o Aeroporto Internacional, algo chamou minha atenção, foi com relação a Lugares de Memória e Preservação Ambiental.  No caso das ruas da Penha, Olaria e Ramos, a intervenção está ocorrendo  nos imóveis mais antigos da região, o que poderá mudar a geografia dos três bairros além de deixar de existir fontes históricas importantes para a história da região, os casarões antigos são lugares de memória. No caso da região da Ilha as proximidades do Aeroporto, a região verde não sofrerá grandes intervenções ambientais graças as condições favoráveis do solo e da grande presença da vegetação entre a Avenida Vinte de Março e a Estrada do Galeão.

Novo Viaduto da Penha


Nova Ponte Estaiada na Ilha do Governador




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