BRT Transoeste completando 1 ano: entre avanços e obstáculos

Neste mês de junho a Transoeste (BRT que liga o Terminal da Alvorada ao bairro de Santa Cruz), está completando 1 ano neste m~es de junho de 2013. Fazendo um balanço geral, este BRT representou um grande avanço no sistema de transporte público na cidade do Rio de Janeiro, com a redução do tempo de viagem entre as duas regiões e a modernização das frotas de ônibus. Com relação os impactos positivos, a Transoeste permitiu a reorganização da viagem contando com uma pista segregada só para ônibus articulados evitando grandes congestionamentos e com estações para realizar suas paradas, atualmente a frota é composta por mais de 90 ônibus com a administração de 2 empresas (Auto Viação Jabour e a  Expresso Pégaso). Antes uma viagem que levava mais de 1 hora com a subida na Serra da Grota Funda e os congestionamentos na Avenida das Américas, hoje a viagem caiu pela metade, ao invés de subir a Serra, o ônibus articulado atravessa o Túnel da Grota Funda encurtando a viagem entre os bairros Recreio dos Bandeirantes e Barra de Guaratiba. Com sua inauguração algumas linhas deixaram de existir dando lugar a linhas alimentadoras, uma delas é a linha 855A Mato Alto x Bangu. Há também os pontos negativos que não podemos deixar de destacar. Primeiro problema está na segurança dos pedestres, durante este período de 1 ano vários atropelamentos foram registrados nas pistas da Transoeste levando a morte de alguns pedestres. Nestes caso, a construção de passarelas seria melhor alternativa para evitar travessias perigosas. Segundo problema se encontra na infra-estrutura da via. Desde o ano de 2012 até 2013 o asfalto do BRT apresentou problemas com relação a desgaste levando a interdição da pista seletiva. Por último temos o problema das superlotações dos ônibus, mesmo com o aumento da quantidade de ônibus, as lotações continuam, mas reduziu um pouco com relação aos primeiros dias da inauguração. Esperamos que mais a frente todos estas problemas sejam resolvidos e que os futuros BRTs que serão construídos no Rio de Janeiro não apresentem estes problemas. A Transoeste ainda está em expansão, novos serviços foram inaugurados como a criação da linha Paciência x Recreio operada pela Empresa e Viação Algarve e em breve teremos a ligação Santa Cruz x Campo Grande.








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rio de Janeiro-RJ. A linha de ônibus mais longa da Zona Oeste. Confira aqui as 10 mais colocadas

Prefeitura de Niterói prorroga restrição de circulação com municípios vizinhos até 20 de maio

Estado reserva R$ 20 mi para Linha 20-Rosa - Diário do Grande ABC