Transolimpica em ritmo lento, até quando esta obra será concluída?
A Transolimpica (BRT que ligará o Terminal Alvorada até o bairro de Deodoro segue me um ritmo mais lento, de todas as obras do BRT, este projeto é mais específico. Há também a questão dos impasses para a realização do projeto. Primeiro obstáculo se encontra nas vilas residencias dos militares do exército, até 11 de abril, o exército não autorizou a desapropriação de 100 casas da região, o que poderá mudar o traçado do BRT. Segundo as informações do Jornal o Globo, estão previstas desapropriações em Bangu (3); Realengo (80); Magalhães Bastos (143); Sulacap (114); Taquara (146); Estrada do Outeiro Santo (402); Condomínio Bosque do Paradiso (24), em galpões industriais na Taquara (6) e em Curicica (353). Outra alteração feita no projeto foi com relação a construção de um túnel no bairros de Taquara. Em vez do túnel, ocorrerá desapropriação do Condomínio Bosque Paradiso, "O projeto original do Transolímpico previa a construção de um túnel sob o maciço, com 3.800 metros de extensão, passando por baixo das moradias. O plano foi revisto para cortar custos. O túnel foi encurtado para 1.800 metros, com a construção de viadutos que cruzarão o condomínio." (http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1133981&page=5)
Temos que pensar na questão dos impactos ambientais poderá causar para cidade, as desapropriações poderá afetar diretamente não só a paisagem, mas as condições físicas e geográficas do espaço urbano.
Um dos trechos mais adiantados está no bairro de Sulacap, ali será construído um novo viaduto que atravessará a principal via do bairro. De acordo com o projeto, o traçado sairá da Avenida das Américas a partir do Terminal da Alvorada fazendo integração com a Transcarioca e a Transoeste, passando por alguns bairros como Curicica, Taquara, Sulacap, Magalhães Bastos até chegar Deodoro fazendo integração com a Transbrasil. Fonte: Jornal o Globo
Condomínio Bosque Paradiso no bairro Taquara
Comentários
Postar um comentário