Série internacional: o Transporte público em Londres

A cidade de Londres foi fundada em 43 d.C, na época com o nome de Londínio. Neste período, as tropas do exército romano tomaram posse na Inglaterra e foram responsáveis pela realização das obras de um porto fluvial na margem norte do rio Tâmisa. O porto foi batizado com o nome de Londínio pelos romanos, na língua inglesa é traduzida como London, na língua portuguesa foi traduzida para Londres. A presença dos romanos em Londres foi abandonada após a queda do Antigo Império Romano. Na época medieval foi a vez dos normandos conquistarem a Inglaterra. Na Idade Moderna foi o cenário do Regime Absolutistadando destaque a Henrique VIII, fundador da Igreja Anglicana e a Rainha Elizabeth I. Considerado cenário da 1ª Revolução Industrial mundial, Londres tornou-se pioneiro no avanço da rede de transportes com a invenção da primeira máquina a vapor. Em 1863, Londres começou a construir o primeiro metrô do mundo. Em 1829 foi criado o primeiro serviço de ônibus em Londres.  Em 1830, o britânico Sir Goldworthy Gurney desenvolveu uma longa carruagem movida a vapor, provavelmente o primeiro ônibus motorizado. Mas, nas grandes cidades onde o transporte coletivo se desenvolvia, a tração animal evoluía para o transporte sobre trilhos. (Fonte: Wikipédia: ônibus).
Hoje a rede de transportes é essencial para a economia de Londres. A circulação automóvel é taxada segundo o sistema de Portagem urbana de Londres desde 2003. (Fonte: Wikipédia: Londres). A rede de transporte público é controlada por uma empresa estatal, a Transporte em Londres. Com relação ao transporte rodoviário, os ônibus presta serviço 24 horas, o que chama atenção é que os ônibus são de dois andares. O ônibus de dois andares foi inventado em Londres na década de 1950, o primeiro modelo fabricado foi o Routmaster entre 1956 e 1968. A partir dai todos os ônibus de Londres foram fabricados neste mesmo estilo, aqui no Brasil a carroceria Thanco chegou a fabricar ônibus de dois andares. Hoje todos possuem cor vermelha, tornando o principal simbolo da cidade londrina. Antes das Olimpíadas de 2012 foi fabricado um novo modelo de ônibus de dois andares inspirado na tradicional Routmaster, como forma de oferecer melhor conforto aos passageiros e mais acessíveis para os deficientes, os tradicionais não eram adaptados para os deficientes. 


Ônibus de 2 andares utilizado durante as olímpiadas de 2012

Os táxis de Londres, conhecido como Cab, é considerado outro simbolo importante da cidade.  O primeiro táxi motorizado de Londres lançado em 1897 chamado "Bersey", era alimentado por energia eléctrica e era chamado "Hummingbird" (colibrí) por seu ruído, mas a autonomia do veículo era demasiado limitada. Em 1903 foram introduzidos os primeiros táxis a gasolina, dos quais o primeiro exemplo é a "Prunel", de produção francesa. (Fonte: Wikipédia-Londres). A cor que simbolizou o táxi de Londres foi a cor preta (Black Cabs), mas hoje pode ser encontrado verdes, rosa , amarelos ou azuis.



Tradicional Táxi de Londres


Táxi Rosa de Londres



Com relação ao sistema ferroviário, temos o metrô de Londres, considerado como o mais antigo da Europa, atende maior parte da Região Metropolitana de Londres. As linhas do metrô são divididas em dois tipos: Superficial e Subterrânea. 




Metrô de Londres

Por último temos o transporte aéreo. Londres conta com 6 aeroportos: Londres Heathrow, Gatwick, Stansted, Luton, City, Southed. O primeiro é considerado o maior e mais importante de Londres, é deste que saem os voôs internacionais. 


Aeroporto Internacional de Londres

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rio de Janeiro-RJ. A linha de ônibus mais longa da Zona Oeste. Confira aqui as 10 mais colocadas

Prefeitura de Niterói prorroga restrição de circulação com municípios vizinhos até 20 de maio

Estado reserva R$ 20 mi para Linha 20-Rosa - Diário do Grande ABC